Plugin do Sketchup para projetar estruturas de garrafas plásticas e conexões impressas em 3D

Plugin do Sketchup para projetar estruturas de garrafas plásticas e conexões impressas em 3D

As capacidades da impressão e fabricação 3D pessoais estão apenas começando a ser testadas, mas um novo sistema está empurrando os limites para estruturas de grande escala mais viáveis. Ao contrário de outras estruturas criadas por sistemas de impressão em 3D, a Trussfab não requer acesso a equipamentos especializados ou conhecimentos específicos de engenharia, para imprimir e construir estruturas em grande escala capazes de suportar o peso humano. O pesquisador de doutorado Robert Kovacs com sua equipe do Laboratório de Interação de Computadores Humanos no Instituto Hasso Plattner em Potsdam, na Alemanha, criou o Trussfab como um sistema de integral que permite aos usuários fabricarem estruturas robustas e em larga escala usando garrafas plásticas e conexões impressas em 3D, tornando-os fáceis e relativamente rápidos de construir.

Plugin do Sketchup para projetar estruturas de garrafas plásticas e conexões impressas em 3D - Mais Imagens+ 8

Ponte projetada e fabricada com Trussfab. Imagem © Hasso Plattner Institute

Trussfab trata garrafas plásticas como vigas, formando triângulos fechados estruturais que se unem para formar treliças. Essas treliças são os blocos de construção básicos de qualquer estrutura do Trussfab. O editor do Trussfab está disponível como um plugin para o Sketchup, no qual o conhecimento de engenharia incorporado dentro do programa permite aos usuários validarem seus projetos usando a análise estrutural integrada. O plugin Sketchup tem a opção de converter automaticamente um modelo 3D existente em uma estrutura Trussfab, além da capacidade de construir e manipular uma estrutura a partir do zero.

Um hub impresso em 3D com números de identificação em relevo. Imagem © Hasso Plattner Institute

O editor Sketchup da Trussfab oferece formas primitivas como blocos de construção em formas de tetraedros e octaedros. As formas iniciais podem então ser manipuladas e o sistema da Trussfab ajusta o modelo de forma a manter automaticamente a estrutura e a estabilidade geral. Depois que uma estrutura é projetada, o Trussfab gera arquivos de modelo 3D de todos os eixos de conexão necessários para cada nó, que os usuários podem então enviar diretamente para uma impressora 3D. As IDs únicas serão gravadas nas peças impressas em 3D para maior clareza, permitindo aos usuários montarem sua estrutura usando tamanhos padrão de garrafas de plástico (o Trussfab mostrará onde cada tamanho de garrafa é necessário).

Pavilhão na CHI'17. Imagem © Ludwig Wilhem Wall
Uma visão detalhada da construção do Pavilhão CHI'17. Imagem © Stephanie Neubert

Com apenas o editor do Sketchup da Trussfab, uma impressora 3D de mesa e os materiais necessários, qualquer um pode projetar e fabricar uma estrutura em grande escala capaz de suportar o peso humano. Uma vez que a estrutura principal treliçada é criada, os usuários também podem adicionar fachadas decorativas e outros detalhes. Para peças não estruturais de um projeto, se desejado, o sistema Trussfab também projetará fachadas planas com peças que podem ser cortadas a laser em vez de impressas em 3D, cujos arquivos também são gerados automaticamente.

Modelo digital do CHI'17 Pavilion no editor Trussfab no Sketchup. Imagem © Robert Kovacs and Oanh Lisa Nyugen Xuan
Modelo digital do CHI'17 Pavilion no editor Trussfab no Sketchup. Imagem © Robert Kovacs and Oanh Lisa Nyugen Xuan

Na recente conferência CHI'17 em Denver, a equipe construiu um pavilhão Trussfab projetado pelo arquiteto Oanh Lisa Nguyen Xuan, que tinha 5 metros de altura e consumia 1268 garrafas e 191 hubs impressos em 3D. O pavilhão levou cerca de 6 horas para ser montado no local, o que pode ser visto no vídeo time-lapse abaixo. Outro vídeo que descreve o processo pode ser observado aqui também.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Plugin do Sketchup para projetar estruturas de garrafas plásticas e conexões impressas em 3D" [This Sketchup Plugin Designs Structures Made From Plastic Bottles and 3D-Printed Joints] 28 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874566/plugin-do-sketchup-para-projetar-estruturas-de-garrafas-plasticas-e-conexoes-impressas-em-3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.