KOSMOS Architects vence concurso para centro esportivo da Nike em Moscou

A marca global de roupas esportivas Nike, em colaboração com os consultores de planejamento urbano Strelka KB, anunciou os vencedores do concurso para projetar uma nova instalação esportiva da Nike em Gorky Park, localizada no coração de Moscou. A competição pediu a cinco dos principais estúdios jovens de arquitetura da Rússia - KOSMOS Architects, Rhizome, Novoe, Crosby Studios e Xора - para visionar um "objeto arquitetônico único" que se integrasse integralmente ao meio ambiente do parque circundante, criando um centro histórico para esporte e atividade física na Rússia.

KOSMOS Architects vence concurso para centro esportivo da Nike em Moscou - Mais Imagens+ 62

Um dos principais objetivos do projeto era criar uma estrutura ambientalmente amigável, em que atletas de diferentes esportes pudessem se encontrar e interagir. Os principais princípios do projeto incluíam funcionalidade, sustentabilidade, identidade local e flexibilidade, e integração de peças principais do programa, incluindo um korobka de futebol (campo de futebol de rua), quadra de basquete, pista de corridas, instalações de treinamento interno e instalações suplementares. Destinado a operar durante todo o ano, o projeto também precisava ser adaptável para cada uma das estações. O projeto será construído em 2017.

As propostas de projetos foram avaliadas por um aclamado júri internacional, incluindo Ippolito Pestellini Laparelli (sócio do OMA), Andy Walker (VP direção criativa, Nike), Varvara Melnikova (CEO, Strelka Institute, Socio, KB Strelka, CEO, Afisha), Denis Leontiev ( CEO, Strelka KB), Marina Lyulchuk (diretor do parque de Gorky), Anton Belov (diretor do Museu da Garagem de arte contemporânea), Kristjan Luha (Nike Russia GM) e Giovanna Carnevali (arquitetos e urbanista, diretor de departamento de competição da Strelka KB).

Kosmos Architects. Image Cortesia de Nike

"Neste concurso eu estava procurando uma reinterpretação corajosa da relação entre arquitetura, movimento e atletismo, que eu acredito estar no cerne da marca; Projetos que irão inspirar as pessoas a desafiar seus ambientes e corpos construídos através da atividade física ", disse Ippolito Pestellini Laparelli, parceiro da OMA.

"Este concurso tem sido interessante pois mostra o pensamento dos estúdios de arquitetura emergentes da cidade e, ao mesmo tempo, tenta desenvolver novas direções sobre a ideia de um campo de jogos urbano".

Veja o projeto vencedor abaixo e imagens dos finalistas, com descrição dos arquitetos e comentários de Pestellini Laparelli.

1º lugar

KOSMOS Architects

Nike Air Box / Kosmos Architects. Image Cortesia de Nike

O projeto do centro esportivo da Nike no Gorky Park, proposto pela agência "Cosmos", baseia-se na ideia da Nike Air Box. O projeto é apresentado como uma "instalação" de esportes universal aberta.

O plano geral da parcela é dividido por algumas zonas funcionais, que são zonas de futebol, treinamento e basquete, com o pavilhão no centro. Os muros de contenção existentes e o próprio terreno estão unidos em uma única instalação de paisagem que serve tanto para tribunas para espectadores como para uma zona extensível.

Nike Air Box / Kosmos Architects. Image Cortesia de Nike

O conceito Nike Air Box representa uma forma retangular racional. Cada um dos 4 lados do edifício tem funcionalidades distintas e forma um "folheto" gráfico.

Lado A: “um sinal” – aberto. Este lado pode cumprir metas informativas e ser usado para videoarte.
Lado B: “um abrigo” – Galpão de metal horizontal aberto, que protege o sol, formando área de recreação pública e ao ar livre.
Lado 
C: “3D-exercícios” – paredes 3D, representa uma infraestrutura do parque para alongamento, treinos e outras atividades.
Lado D: “placar” – Superfície metálica inclinada sobre o pavilhão com todos os equipamentos necessários para iluminar o campo e mostrar a pontuação.

O conceito interior representa a ideia de camaleão interativo com muitas superfícies de vidro e espelhos para aumentar visualmente o edifício e criar uma sensação de amplitude e abertura.

Nike Air Box / Kosmos Architects. Image Cortesia de Nike

Comentários de Pestellini Laparelli:

"Este projeto me agrada, já que procura resolver como a arquitetura pode influenciar a programação de atividades esportivas modernas. Esta construção também está tentando se estabelecer como um sinal arrojado para o resto da cidade. Estou interessado pela ideia de usar a arquitetura como um dispositivo performativo, servindo diferentes objetivos e convidando os usuários a se envolver fisicamente com sua presença. Este projeto mostra um nível de experimentação e a essencialidade que incorpora o espírito da Nike ".

KOSMOS Architects vence concurso para centro esportivo da Nike em Moscou - Mais Imagens+ 62

Saiba mais de KOSMOS, aqui.

Finalistas

Crosby Studios

Crosby Studios. Image Cortesia de Nike

KOSMOS Architects vence concurso para centro esportivo da Nike em Moscou - Mais Imagens+ 62

Novoe

Novoe. Image Cortesia de Nike

KOSMOS Architects vence concurso para centro esportivo da Nike em Moscou - Mais Imagens+ 62

Xора

Khora. Image Cortesia de Nike

KOSMOS Architects vence concurso para centro esportivo da Nike em Moscou - Mais Imagens+ 62

Rhizome

Rhizome. Image Cortesia de Nike

KOSMOS Architects vence concurso para centro esportivo da Nike em Moscou - Mais Imagens+ 62

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "KOSMOS Architects vence concurso para centro esportivo da Nike em Moscou" 23 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874284/kosmos-architects-vence-concurso-para-centro-esportivo-da-nike-em-moscou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.