Como fazer um estudo de impacto ambiental apenas com software livre

O estudo do meio ambiente, dos processos dos ciclos hídrico e atmosférico e da interação entre os ecossistemas aquáticos e terrestres, tão importante e necessário para algumas obras de engenharia e urbanismo, necessita de ferramentas avançadas de análise. É necessário compreender o funcionamento dos ecossistemas e qual o impacto de nossos projetos em cenários futuros. Isso vai além de um enfoque legislativo, e exige uma constante pesquisa e evolução dos códigos e modelos.

Os softwares necessários para estas análises, entretanto, não são tão populares quanto os tradicionais programas de projeto, desenho e representação usados na arquitetura. São variados, cada qual para uma finalidade específica, e para usá-los, geralmente é preciso pagar licenças bastante onerosas.

Para contribuir com a difusão desse tipo de análise ambiental e mostrar que existem opções de software livre para realizar estes estudos, a Gidahatari, uma empresa de consultoria em recursos hídricos, publicou um artigo intitulado Cómo hacer un Estudio de Impacto Ambiental (EIA) con solo Software Libre? em que apresenta opções gratuitas para diferentes tipos de análise, desde dados em texto até modelagem de fluxo de águas subterrâneas, redes hidrográficas e e geração de plantas e mapas.

Leia o artigo na página da Gidahatari e aprenda a realizar estudos de impacto ambiental apenas com softwares livres.

Via Gidahatari

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Como fazer um estudo de impacto ambiental apenas com software livre" 26 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874278/como-fazer-um-estudo-de-impacto-ambiental-apenas-com-software-livre> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.