O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Cais do Valongo no Rio de Janeiro está mais perto de se tornar patrimônio mundial

Cais do Valongo no Rio de Janeiro está mais perto de se tornar patrimônio mundial

Cais do Valongo no Rio de Janeiro está mais perto de se tornar patrimônio mundial
Cais do Valongo no Rio de Janeiro está mais perto de se tornar patrimônio mundial, Cais do Valongo, Rio de Janeiro. Image © Wagner Tamanaha, via Flickr. Licença CC BY-SA 2.0
Cais do Valongo, Rio de Janeiro. Image © Wagner Tamanaha, via Flickr. Licença CC BY-SA 2.0

O histórico Cais do Valongo, localizado próximo à orla do centro do Rio de Janeiro, está um passo pais perto de se tornar Patrimônio Mundial. Em visita à cidade, Daniel Schávelzon, representante do conselho consultivo da UNESCO, deu parecer favorável ao sítio arqueológico. O cais é o local mais importante da diáspora africana em solo americano, tendo recebido mais de um milhão de escravos.

Schávelzon se mostrou a favor de que o sítio receba o título, e a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, disse: "Já temos mais da metade do caminho andado."

O Iphan, em seu dossiê enviado à UNESCO, apresentou o Cais do Valongo como um "sítio sensível, que remete à dor e sofrimento", descrição semelhante à usada por outros sítios tombados, como o famoso campo de concentração de Auschwitz.

A decisão final da UNECO será tomada em uma reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, na Cracóvia, Polônia, que acontecerá no mês que vem. 

Referência: O Globo

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Cais do Valongo no Rio de Janeiro está mais perto de se tornar patrimônio mundial" 24 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874274/cais-do-valongo-no-rio-de-janeiro-esta-mais-perto-de-se-tornar-patrimonio-mundial> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.