Como a realidade virtual mudará o modo de projetar?

Há mais de cinquenta anos, Bob Dylan cantou as palavras que ainda conhecemos tão bem hoje, "os tempos, eles estão mudando". Ele estava certo.

Vimos mudanças acontecendo ao nosso redor. A arquitetura parecia muito diferente 50, 30 e até 10 anos atrás. E a tecnologia que impulsiona a indústria evoluiu para manter o ritmo. Primeiro, mudando da mesa de desenho para a tela do computador com o CAD 2D, e agora para o Building Information Modeling (BIM), onde os modelos 3D repletos de informações permitem que os arquitetos criem de maneira sem precedentes.

Caracteres RPC são adicionados à visualização no Revit Live

Desde o início do BIM, os arquitetos foram capazes de produzir renderizações de alta qualidade e percursos em seus modelos. Com a introdução de ferramentas de renderização baseadas na nuvem, as visualizações de alta resolução tornaram-se ainda mais acessíveis aos arquitetos, acelerando o poder de processamento e eliminando a barreira dos custos elevados de hardware. Mesmo nos primeiros estágios do projeto, os arquitetos usam tecnologia para obter uma visão muito mais precisa do produto final antes da construção.

Enquanto as renderizações estáticas e os percursos são eficazes para que os arquitetos visualizem seu projeto e compartilhem sua visão com as partes interessadas, eles são limitados em sua capacidade de comunicar uma visão experiencial do espaço. Tecnologias como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) preencheram essa lacuna, permitindo que os arquitetos compreendam, explorem e compartilhem seus projetos de outras formas.

Graças às inovações nas tecnologias de projeto, as capacidades de visualização continuam a evoluir, tornando-se mais acessíveis e dentro do orçamento de cada arquiteto. De acordo com uma pesquisa do CGarchitect, quase 70% dos arquitetos entrevistados usam a tecnologia de virtualização em produção ou estão planejando usar, enquanto que 77% dos entrevistados já a testaram ou estão planejando testá-la.

A International Data Corporation (IDC) estima que o mercado AR / VR crescerá mais de US$ 162 bilhões em 2020, deixando claro que as expectativas dos consumidores para as experiências AR / VR, incluindo as de clientes de escritórios de arquitetura, estão crescendo.

A VR tornou-se a ferramenta de ponta para ajudar os arquitetos a interagir com seus projetos e tomar decisões mais bem informadas. A combinação de imersão total, consciência espacial e profundidade de interatividade permite um processo muito mais criativo, eficiente e conectado para projetar.

A luz solar se ajusta com base nos dados BIM do modelo de Revit

A visualização é importante. É realmente muito crítico que as pessoas compreendam o que estão olhando e possam contribuir de forma significativa para o diálogo, disse Matthew Krissel, sócio da KieranTimberlake. Você quer que especialistas e leigos possam ter visões que acrescentem qualidades ao projeto.

Enquanto os arquitetos podem usar a VR para validar suas próprias decisões de projeto durante a etapa conceitual, eles também podem usar a tecnologia para fazer apresentações às partes interessadas durante as revisões do projeto. A VR permite que os clientes compreendam como o espaço funcionará e será sentido, antes de ser construído, levando a melhores resultados e a clientes mais satisfeitos.

Com a introdução do serviço de nuvem do Revit Live, a Autodesk tornou essa tecnologia de design acessível a qualquer arquiteto. Os designers podem expandir rapidamente seus modelos Revit® e Revit® LT para visualizações imersivas e experiências VR, com um clique. Integrado ao Revit, os dados BIM são automaticamente transferidos e acessados.

Usando o recurso "tocar e ir", um usuário navega facilmente pelo modelo

E com uma interface fácil de usar, os arquitetos podem explorar seu modelo em um ambiente VR com o auxílio de hardwares como o Oculus Rift ou HTC VIVE ™.

O Revit Live torna mais fácil para os designers manter o ritmo das demandas da indústria, atender às expectativas dos clientes e alavancar dados valiosos para projetar melhores edifícios de novas maneiras.

Entre em seu próprio projeto e explore o seu modelo Revit com esta versão trial do Revit Live.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Cita: "Como a realidade virtual mudará o modo de projetar?" [Will Virtual Reality Transform the Way Architects Design?] 22 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874067/como-a-realidade-virtual-mudara-o-modo-de-projetar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.