O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. As ruas de Barcelona em 10 filmes

As ruas de Barcelona em 10 filmes

  • 14:00 - 23 Junho, 2017
  • por
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
As ruas de Barcelona em 10 filmes
As ruas de Barcelona em 10 filmes, Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Barcelona tem sido cenário de numerosos filmes, tanto espanhóis quanto de capital estrangeiro. A indústria do cinema espanhol sempre esteve presente nesta cidade, que é muito fotogênica. Sua luz, suas arquiteturas perfeitamente reconhecíveis, seu urbanismo.

Tudo isso foi retratado por centenas de diretores de cinema que têm se apaixonado pela cidade. Neste artigo copilamos 10 filmes imprescindíveis que mostram Barcelona desde diversos pontos de vista. 

Enquanto você Dorme (Mientras Duermes) / Jaume Balagueró (2011)

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Este filme narra a obsessão de um porteiro de um edifício residencial de Barcelona: fazer sofrer os habitantes do seu edifício sem que eles estejam conscientes. A melhor crítica que se pode fazer é que remente, por momentos, aos filmes de Polanski. Retrata uma Barcelona cheia de lugares comuns, uma Barcelona viva e afastada da massificação e turismo dos centros históricos. 

Profissão Repórter (Professione: reporter) / Michelangelo Antonioni (1975)

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Melodrama de suspense em que Jack Nicholson vive um jornalista que investiga as tramas políticas necessárias para que as ditaduras africanas triunfem. Mesmo rodeada por vários cenários ao redor do mundo, uma das cenas críticas se desenvolve no salão do Palau Güell de Gaudí. Outros cenários, como a Casa Milá também aparecem nas sequências. 

Barcelona / Whit Stillman (1994)

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Talvez o filme da lista com uma visão da cidade mais particular. No filme se nota que o diretor, Whit Stillman queria fugir a todo o custo dos clichês turísticos habituais, criando uma comédia que tem Barcelona como uma protagonista a mais.

O albergue espanhol (L’Auberge Espagnol) / Cédric Klapisch (2002)

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Um percurso por Barcelona pelas mãos de Xabier, um estudante francês que decide passar um ano de intercâmbio na cidade. O filme é um retrato idílico da vida como estudante de intercâmbio, conferindo à cidade, como não poderia ser de outra forma, um protagonismo absoluto. Desde o Parc Güell a Rambla, passando por MACBA e a Barceloneta, o filme mostra aqueles lugares comuns que toda pessoa deveria conhecer. 

Os últimos dias (Los Últimos Días) / Álex Pastor, David Pastor (2013)

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Você nunca se perguntou como seria Barcelona se uma terrível doença acabasse com grande parte da população mundial? Pois, sua curiosidade pode ser resolvida com este filme. Uma Barcelona decadente e pós-apocalíptica é a protagonista absoluta deste filme com um roteiro um tanto medíocre que desmerece uma realização técnica sensacional 

Tudo sobre minha mãe (Todo sobre mi Madre) / Pedro Almodóvar (1999)

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A obra que ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro no mesmo ano do genial "A vida é bela" de Roberto Benigni não poderia faltar aqui. Pedro Almodóvar nos mostra a viagem de uma mulher a Barcelona que procura reconciliar-se com seu passado após a morte do seu filho. Sem dúvida é um filme tão escandaloso quanto necessário, que recorre a todos os imprescindíveis lugares da cidade e serve de cenário perfeito a um melodrama único.  

O Perfume: A História de um Assassino (Das Parfum) / Tom Tykwer (2006)

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A curiosidade da lista: um filme ambientado na França medieval que foi rodado no bairro Gótico de Barcelona. Talvez ele pode nos dar uma ideia de como foi a cidade espanhola nessa época, desfrutando de um filme que prende a atenção do espectador desde o primeiro minuto. 

Biutiful / Alejandro González Iñárritu (2010)

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Sem dúvidas o retrato mais duro e desumano de todos os filmes da lista. Neste filme protagonizado por Javier Bardem podemos ver a miséria, a violência policial, a exploração dos imigrantes e a decadência dos bairros como Raval. Um contraponto mais que interessante ao retrato de Woody Allen da cidade. 

Vicky Cristina Barcelona / Woody Allen (2008)

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Se o filme anterior retratava uma Barcelona crua e terrível, nesta encontramos todo o contrário. A homenagem de Woddy Allen a Barcelona peca de idílico, mostrando uma cidade excessivamente aburguesada e de classe alta. Mesmo quando não chega a captar a essência barcelonesa, fica evidente que o respeito do diretor à cidade é palpável, com enquadramentos geniais e um cuidado pela estética que é de se agradecer. 

En Construcción / José Luis Guerín (2001)

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Imprescindível documentário sobre o processo de gentrificação do bairro Raval durante a primeira metade da década de 90. Um documentário essencial que retrata um bairro, as relações entre seus habitantes e os poderes concretos em uma Barcelona dominada pelo sonho expansionista provocado pelas Olimpíadas de 1992. A luta contra o processo de gentrificação que estamos vendo a cada dia faz com que este documentário tenha uma vigência absoluta. 

Ver a galeria completa

Cita: Picado, Miguel. "As ruas de Barcelona em 10 filmes" [Las calles de Barcelona en 10 películas] 23 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874007/as-ruas-de-barcelona-em-10-filmes> ISSN 0719-8906