As ruas de Barcelona em 10 filmes

Barcelona tem sido cenário de numerosos filmes, tanto espanhóis quanto de capital estrangeiro. A indústria do cinema espanhol sempre esteve presente nesta cidade, que é muito fotogênica. Sua luz, suas arquiteturas perfeitamente reconhecíveis, seu urbanismo.

Tudo isso foi retratado por centenas de diretores de cinema que têm se apaixonado pela cidade. Neste artigo copilamos 10 filmes imprescindíveis que mostram Barcelona desde diversos pontos de vista.

Enquanto você Dorme (Mientras Duermes) / Jaume Balagueró (2011)

Imagem: Divulgação

Este filme narra a obsessão de um porteiro de um edifício residencial de Barcelona: fazer sofrer os habitantes do seu edifício sem que eles estejam conscientes. A melhor crítica que se pode fazer é que remente, por momentos, aos filmes de Polanski. Retrata uma Barcelona cheia de lugares comuns, uma Barcelona viva e afastada da massificação e turismo dos centros históricos.

Profissão Repórter (Professione: reporter) / Michelangelo Antonioni (1975)

Imagem: Divulgação

Melodrama de suspense em que Jack Nicholson vive um jornalista que investiga as tramas políticas necessárias para que as ditaduras africanas triunfem. Mesmo rodeada por vários cenários ao redor do mundo, uma das cenas críticas se desenvolve no salão do Palau Güell de Gaudí. Outros cenários, como a Casa Milá também aparecem nas sequências.

Barcelona / Whit Stillman (1994)

Imagem: Divulgação

Talvez o filme da lista com uma visão da cidade mais particular. No filme se nota que o diretor, Whit Stillman queria fugir a todo o custo dos clichês turísticos habituais, criando uma comédia que tem Barcelona como uma protagonista a mais.

O albergue espanhol (L’Auberge Espagnol) / Cédric Klapisch (2002)

Imagem: Divulgação

Um percurso por Barcelona pelas mãos de Xabier, um estudante francês que decide passar um ano de intercâmbio na cidade. O filme é um retrato idílico da vida como estudante de intercâmbio, conferindo à cidade, como não poderia ser de outra forma, um protagonismo absoluto. Desde o Parc Güell a Rambla, passando por MACBA e a Barceloneta, o filme mostra aqueles lugares comuns que toda pessoa deveria conhecer.

Os últimos dias (Los Últimos Días) / Álex Pastor, David Pastor (2013)

Imagem: Divulgação

Você nunca se perguntou como seria Barcelona se uma terrível doença acabasse com grande parte da população mundial? Pois, sua curiosidade pode ser resolvida com este filme. Uma Barcelona decadente e pós-apocalíptica é a protagonista absoluta deste filme com um roteiro um tanto medíocre que desmerece uma realização técnica sensacional

Tudo sobre minha mãe (Todo sobre mi Madre) / Pedro Almodóvar (1999)

Imagem: Divulgação

A obra que ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro no mesmo ano do genial "A vida é bela" de Roberto Benigni não poderia faltar aqui. Pedro Almodóvar nos mostra a viagem de uma mulher a Barcelona que procura reconciliar-se com seu passado após a morte do seu filho. Sem dúvida é um filme tão escandaloso quanto necessário, que recorre a todos os imprescindíveis lugares da cidade e serve de cenário perfeito a um melodrama único.

O Perfume: A História de um Assassino (Das Parfum) / Tom Tykwer (2006)

Imagem: Divulgação

A curiosidade da lista: um filme ambientado na França medieval que foi rodado no bairro Gótico de Barcelona. Talvez ele pode nos dar uma ideia de como foi a cidade espanhola nessa época, desfrutando de um filme que prende a atenção do espectador desde o primeiro minuto.

Biutiful / Alejandro González Iñárritu (2010)

Imagem: Divulgação

Sem dúvidas o retrato mais duro e desumano de todos os filmes da lista. Neste filme protagonizado por Javier Bardem podemos ver a miséria, a violência policial, a exploração dos imigrantes e a decadência dos bairros como Raval. Um contraponto mais que interessante ao retrato de Woody Allen da cidade. 

Vicky Cristina Barcelona / Woody Allen (2008)

Imagem: Divulgação

Se o filme anterior retratava uma Barcelona crua e terrível, nesta encontramos todo o contrário. A homenagem de Woddy Allen a Barcelona peca de idílico, mostrando uma cidade excessivamente aburguesada e de classe alta. Mesmo quando não chega a captar a essência barcelonesa, fica evidente que o respeito do diretor à cidade é palpável, com enquadramentos geniais e um cuidado pela estética que é de se agradecer.

En Construcción / José Luis Guerín (2001)

Imagem: Divulgação

Imprescindível documentário sobre o processo de gentrificação do bairro Raval durante a primeira metade da década de 90. Um documentário essencial que retrata um bairro, as relações entre seus habitantes e os poderes concretos em uma Barcelona dominada pelo sonho expansionista provocado pelas Olimpíadas de 1992. A luta contra o processo de gentrificação que estamos vendo a cada dia faz com que este documentário tenha uma vigência absoluta.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Picado, Miguel. "As ruas de Barcelona em 10 filmes" [Las calles de Barcelona en 10 películas] 23 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874007/as-ruas-de-barcelona-em-10-filmes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.