Primeiras plantas do Guggenheim de Frank Lloyd Wright mostram algumas ideias que não se concretizaram

Em um recente post em seu blog, o Museu Solomon R. Guggenheim explora os detalhes de projeto que não foram realizados no icônico edifício de Frank Lloyd Wright em Nova Iorque, com base em uma série de desenhos e croquis do arquivo do museu. De problemas relacionados à forma e escala até a escolhas de materiais, muitas alterações de projeto foram feitas durante os 16 anos entre a contratação do arquiteto e a inauguração do museu. O mais notável são os trajetos circulares desenhados por Wright que, nos desenhos de 1953, incluem uma rampa circular ainda mais íngreme - além da "Grande Rampa" - , que permitiria uma passagem mais rápida por cada pavimento. Embora a proposta tenha sido substituída por escadas, a "Rampa Rápida" demonstra a intenção de Wright de explorar geometrias que se sobrepõem.

Primeiras plantas do Guggenheim de Frank Lloyd Wright mostram algumas ideias que não se concretizaram - Mais Imagens+ 1

Detalhe da planta do Museu Guggenheim de 1953, que mostra a proposta de "rampa rápida". Imagem © 2017 Frank Lloyd Wright Foundation, Scottsdale, AZ.Todos os direitos reservados
Índice de acabamentos de superficies de 1953. Guggenheim Museum. Imagem © 2017 Frank Lloyd Wright Foundation, Scottsdale, AZ. Todos os direitos reservados.

O desenho de Wright intitulado "Índice de Acabamentos de Superfície" mostra outro estudo do processo de construção da edificação. O Índice indica a intenção que as rampas fossem feitas de cortiça, mas devido a questões financeiras e de manutenção, finalmente foi escolhido o marmorite -  material usado também no resto do museu. A coleção também mostra fotografias da maquete feita em 1945 que permitia ao público visualizar o projeto pouco convencional do museu. Embora, desde então, o padrão da cúpula tenha sido modificado, o que mais chama a atenção na maquete é o corte, que mostra a visão do arquiteto em termos de conectividade e uso da luz, conceitos que permanecem presentes no edifício até hoje.

Detalhe da seção de corte do Museu Guggenheim de 1953 mostrando a proposta de "rampa rápida". imagem © 2017 Frank Lloyd Wright Foundation, Scottsdale, AZ. Todos os direitos reservados
O modelo de1945 do Guggenheim, se estendia até 89 Street. imagem © 2017 Frank Lloyd Wright Foundation, Scottsdale, AZ. Todos os direitos reservados.

Para saber mais sobre a história do Guggenheim e as decisões de projeto que colaboraram para que o edifício seja do modo como o conhecemos hoje, leia o artigo original por Ashley Mendelsohn no blog do Guggenheim, aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Zorn, Annalise. "Primeiras plantas do Guggenheim de Frank Lloyd Wright mostram algumas ideias que não se concretizaram" [Frank Lloyd Wright's Early Blueprints of the Guggenheim Reveal Design Ideas That Didn't Make It] 13 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873394/primeiras-plantas-do-guggenheim-de-frank-lloyd-wright-mostram-algumas-ideias-que-nao-se-concretizaram> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.