Iniciada a construção do inovador Centro de tratamento ao Câncer em Barcelona

EMBT iniciou a construção em Kálida Sant Pau, um novo centro de tratamento de câncer localizado em Barcelona, Espanha. Dirigido pela co-fundadora da EMBT, Benedetta Tagliabue, o projeto pioneiro proporcionará apoio prático, emocional e social aos pacientes, complementando o tratamento médico convencional. O mais recente projeto na rede global de Centros Maggie, o centro oferecerá programas gratuitos que são "acessíveis e fornecidos em um espaço acolhedor construído para fins específicos, onde você pode fazer perguntas e procurar conselhos para se sentir apoiado, informado e compreendido".

Iniciada a construção do inovador Centro de tratamento ao Câncer em Barcelona - Imagem 4 de 8
Collage conceitual – Centro Kálida Sant Pau . Image Cortesia de EMBT

Kálida Sant Pau será localizado em um lote adjacente, mas separado da Ala de Oncologia do Hospital, para colocar os pacientes em um ambiente relaxante e permitir fácil acesso do hospital para pacientes e visitantes. Dentro, os espaços privados permitirão que os pacientes conversem com enfermeiros experientes, psicólogos e terapeutas, enquanto as áreas públicas e um jardim ao ar livre proporcionam um ambiente calmante para promover o bem-estar mental.

O edifício de 400 metros quadrados foi projetado para ser caloroso e acolhedor, com abundância de luz natural e materiais convidativos que estão associados à casa. Os espaços são organizados em dois níveis, com um andar inferior aberto e flexível concebido como uma sequência de jardins e pátios.

Iniciada a construção do inovador Centro de tratamento ao Câncer em Barcelona - Imagem 5 de 8
Planta Baixa e Paisagismo – Centro Kálida Sant Pau . Image Cortesia de EMBT
Iniciada a construção do inovador Centro de tratamento ao Câncer em Barcelona - Imagem 2 de 8
Maquete – Centro Kálida Sant Pau . Image Cortesia de EMBT

No coração do prédio, a área da cozinha proporcionará calor adicional ao espaço, enquanto a biblioteca e a grande sala polivalente permitirão que o prédio seja o anfitrião de pequenos eventos. Do lado de fora, um pavilhão de jardim borrará os limites entre espaços interiores e exteriores.

"Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, pode sentir como um soco no estômago", explicam os arquitetos em um comunicado de imprensa. "Muitas vezes, há questões difíceis de enfrentar, a incerteza sobre o que acontecerá no futuro, emoções difíceis de lidar com a ansiedade, a solidão e sentimentos de fragilidade, desconforto e medo. Kálida estará lá para ajudá-lo e apoiá-lo, um lugar acolhedor que é um refúgio do estresse do Hospital, oferecendo um programa de apoio baseado em evidências que fortalecem o bem-estar físico e emocional.

Iniciada a construção do inovador Centro de tratamento ao Câncer em Barcelona - Imagem 6 de 8
Maquete – Centro Kálida Sant Pau . Image Cortesia de EMBT
Iniciada a construção do inovador Centro de tratamento ao Câncer em Barcelona - Imagem 7 de 8
Detalhe da fachada de tijolos – Centro Kálida Sant Pau . Image Cortesia de EMBT

Tendo apoiado seu marido e parceiro profissional Enric Miralles através de seu próprio diagnóstico e tratamento de tumor cerebral, a arquiteta Benedetta Tagliabue é altamente adequada para entender o valor curativo de uma arquitetura bem projetada. Aqueles que desejam apoiar o projeto podem fazê-lo visitando o site da Fundação Kàlida aqui ou entrando em contato com hola@fundaciokalida.org.

Com a construção em andamento, o projeto deve ser concluído no início de 2018.

Notícia via EMBT.

Iniciada a construção do inovador Centro de tratamento ao Câncer em Barcelona - Imagem 8 de 8
Benedetta Tagliabue. Image Cortesia de EMBT
Iniciada a construção do inovador Centro de tratamento ao Câncer em Barcelona - Imagem 3 de 8
Maquete – Centro Kálida Sant Pau . Image Cortesia de EMBT
  • Arquitetos

  • Arquiteta

    Benedetta Tagliabue – EMBT
  • Diretor de Projeto

    Joan Callís – EMBT
  • Coordenador de Projeto

    Valentina Noris – EMBT
  • Equipe de Projeto

    Gabriele Rotelli, Marianna Mincarelli, Enrico Narcisi, Paola Amato, Helena Carì, Astrid Steegmans, Liza Zanin, Federico Volpi, Letizia Artioli, Giovanni Vergantini, Paula Gheorgue, Angello Coarite
  • Clientes

    Kálida Foundation, Nous Cims, Fundació Privada de l’Hospital de la Santa Creu i Sant Pau, Maggie’s Centre
  • Engenharia Estrutural

    Bernúz Fernández Arquitectes SLP
  • Instalações de Engenharia

    Proisotec Engineering
  • Medições e Orçamento

    Borrel Jover SLP
  • Área Construída

    400 m²
  • Área Externa

    981 m²
  • Área

    1381.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    Playtime, Cortesia de EMBT

A história dos Centros Maggie: Como 17 arquitetos se uniram para combater o câncer

Os Centros Maggie são o legado de Margaret Keswick Jencks, uma mulher em estado terminal que tinha a noção de que os ambientes de tratamento contra o câncer - e os resultados do processo - poderiam ser drasticamente melhorados através de um bom projeto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Iniciada a construção do inovador Centro de tratamento ao Câncer em Barcelona" 03 Jun 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872603/iniciada-a-construcao-do-inovador-centro-de-tratamento-ao-cancer-em-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.