O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Rio de Janeiro terá primeiro laboratório brasileiro de cidades inteligentes

Rio de Janeiro terá primeiro laboratório brasileiro de cidades inteligentes

Rio de Janeiro terá primeiro laboratório brasileiro de cidades inteligentes
Rio de Janeiro terá primeiro laboratório brasileiro de cidades inteligentes, © Hector Garcia via Visual hunt /  CC BY-SA
© Hector Garcia via Visual hunt / CC BY-SA

O Rio de Janeiro será a primeira cidade do Brasil a sediar um laboratório focado no estudo de cidades inteligentes. A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Instituto Nacional de Metereologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no valor de R$ 2,5 milhões. O espaço servirá para a realização de pesquisas, certificações e testes de tecnologias criadas para as smart cities.

Dentro do laboratório haverá também uma mini cidade para simulações em ambiente controlado, visando a observação e elaboração de critérios técnicos, padrões e procedimentos de conformidade que possam facilitar a aplicabilidade destas inovações nas cidades.

Na prática, a proposta visa oferecer soluções para demandas como a integração da iluminação pública com mobilidade urbana e a prevenção de desastres, por exemplo. Outra atividade possível seria o controle de serviços urbanos, como luz, água, gás, saneamento de forma inteligente e unificada. O desafio é preparar um ambiente que aceite a integração do maior número possível de tecnologias, a partir da identificação do que já está disponível no mercado nacional.

O presidente do ABDI, Guto Ferreira, aponta que as cidades estão mudando muito rapidamente e dentro de dez anos não serão mais as mesmas, portanto, o potencial ainda inexplorado nas cidades da América Latina dos assuntos ligados às smart cities deve ser aproveitado. Para Ferreira, o país tem toda as ferramentas necessárias e a capacidade de assumir protagonismo na área e o laboratório que será criado no Rio de Janeiro é uma grande oportunidade para isso. 

Como podemos implementar cidades inteligentes?

Neste artigo, originalmente publicado por Arup Connect como " Anthony Townsend on Smart Cities ", Townsend discute seu livro " Seu livro argumenta que há uma necessidade de ações de base ao invés de implementação de cidades inteligentes de cima para baixo liderada por empresas. Como você vê arquitetos e engenheiros se encaixando neste quadro?

Top 8 das "Smart Cities" na América Latina

Neste artigo da Fast Company, Boyd Cohen nos apresenta uma lista das oito cidades na América Latina que estão a frente para se converterem em centros urbanos da inovação e que utilizam a tecnologia e política cívica para criar uma vida melhor para seus cidadãos.

Fonte: Connected Smart Cities

Cita: Romullo Baratto. "Rio de Janeiro terá primeiro laboratório brasileiro de cidades inteligentes" 20 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871556/rio-de-janeiro-tera-primeiro-laboratorio-brasileiro-de-cidades-inteligentes> ISSN 0719-8906