Estudo mostra como Andrea Palladio (provavelmente) se parecia

Na cultura de narcisismos e celebridades de hoje, espera-se que cada nome tenha um rosto. Mesmo na Europa do século XVI, a grande maioria das pessoas notáveis tinha um retrato de si mesma pintado e exibido para a posteridade - exceto os arquitetos, ao que parece. Tomemos, por exemplo, Andrea Palladio (1508-1580) - figura de frente do renascimento e auto do tratado Os Quatro Livros da Arquitetura. Ninguém sabia como era o rosto deste importante arquiteto, isto é, não havia nenhum retrato "oficial" de Palladio... até recentemente.

Com pouca ou nenhuma evidência empírica de que Palladio tenha sido particularmente avesso a sentar-se para que pintassem um retrato seu, a falta de qualquer descrição inequívoca do homem vem sendo investigada há séculos. Uma gravura "falsa" foi feita na Grã-Bretanha no século XVIII, enquanto que uma versão italiana foi apresentada como a original. De acordo com Fabrizio Magani, funcionário do Ministério da Cultura em Vicenza, "havia dois mundos, um britânico, um italiano, e cada um tinha seu próprio rosto de Palladio".

De acordo com o New York Times, uma equipe de arquitetos italianos, historiadores de arte e investigadores podem ter finalmente colocado um ponto final no debate. Após um estudo de dois anos "que resultou no exame de diagnóstico e forense de uma dúzia de supostos retratos de Palladio, a equipe encontrou duas pistas positivas". Um retrato mantido em sigilo em Moscou, Rússia, e outro -- também privado -- "comprado em uma loja de antiguidades de Nova Jersey." As técnicas forenses empregadas foram utilizadas para comparar os traços faciais, a fim de determinar se as pinturas "retratavam a mesma pessoa". Eles também usaram técnicas de progressão da idade, tipicamente usadas para identificar criminosos, para saber se o retrato britânico do jovem Palladio ficaria plausível quando o artista envelhecesse."

Leia a matéria completa, aqui.

Via The New York Times.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Estudo mostra como Andrea Palladio (provavelmente) se parecia" [Study Determines That This is (Probably) What Andrea Palladio Looked Like] 13 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871008/estudo-mostra-como-andrea-palladio-provavelmente-se-parecia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.