O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Nova ferramenta de realidade virtual permite mapear as ações dos usuários dentro do modelo 3D

Nova ferramenta de realidade virtual permite mapear as ações dos usuários dentro do modelo 3D

Nova ferramenta de realidade virtual permite mapear as ações dos usuários dentro do modelo 3D
Este artigo de Realidad Virtual é patrocinado por:
A Saint-Gobain não se responsabiliza por, e se isenta expressamente da responsabilidade por danos de qualquer tipo decorrentes do uso, referente a ou dependente de qualquer informação contida neste local. A Saint-Gobain não garante que a informação estará correta, completa ou atualizada ou que não irá infringir qualquer direito autoral ou qualquer outra propriedade de direito intelectual e a Saint-Gobain não endossa qualquer tipo de informação contida neste local. Ainda que o ArchDaily forneça links com outros recursos da internet, incluindo páginas de internet, a Saint-Gobain não se responsabiliza pela precisão ou pelo conteúdo da informação contida nestes locais. Os links do ArchDaily com terceiros não representam uma aprovação da Saint-Gobain destas partes ou de seus produtos ou serviços.

Com a tecnologia de realidade virtual tornando-se uma ferramenta cada vez mais comum em escritórios de arquitetura, os engenheiros já começaram a pensar sobre a próxima onda de avanços que poderiam tornar seus produtos ainda mais funcionais. Um desses avanços faz uso de uma das maiores revoluções da era da informação: a análise do feedback dos usuários.

Recentemente, a empresa de visualização 3D InsiteVR implementou pela primeira vez esses recursos em seu software - permitindo que os arquitetos entendam como as pessoas estão visualizando seus modelos.

Nova ferramenta de realidade virtual permite mapear as ações dos usuários dentro do modelo 3D, via InsiteVR
via InsiteVR

Com o Analytics, os percursos realizados com o InsiteVR podem ser reproduzidas com um mapa de calor superposto, que oferece dados sobre a distribuição da atenção dos usuários no espaço virtual. Avatares representando cada usuário podem ser seguidos no espaço, possibilitando rastrear e analisar por onde eles passaram, quando eles pararam, para onde olharam ou quais desvios tomaram.

Um exemplo usado pelo InsiteVR é o de uma quadra de basquete: qual é a visibilidade de um determinado assento do ginásio, e como a arquitetura pode ser usada para melhorar a experiência do espectador?

O InstiteVR sugere que o software poderia ser usado para melhorar a estratégia de circulação em grandes edifícios, como hospitais, aeroportos e outros espaços públicos. A eficácia da sinalização pode ser medida com precisão, levando em conta quanto tempo o usuário leva para encontrá-la e quantas vezes eles são levados ao seu destino pretendido.

Saiba mais sobre o Analytics e como ele funciona, aqui.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Nova ferramenta de realidade virtual permite mapear as ações dos usuários dentro do modelo 3D" 01 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870161/nova-ferramenta-de-realidade-virtual-permite-mapear-as-acoes-dos-usuarios-dentro-do-modelo-3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.