Arte e Arquitetura: "Pau-ferro" / Nitsche

Arte e Arquitetura: Pau-ferro / Nitsche - Mais Imagens+ 9

Árvore com 7,5m de altura formada por perfis metálicos de cantoneira de 1.1/4, 2 e 3 polegadas em ferro natural e 20 parafusos sextavados 3/8 por 1 polegada, com porca e arruela. Não requer rega ou fertilizantes. Não faz fotossíntese. Não produz oxigênio.

O perfil metálico de cantoneira é um elemento construtivo pré-fabricado, muito utilizado na construção civil, principalmente em projetos estruturais. Seus ângulos retos e faces perpendiculares favorecem projetos de estruturas mais racionais e ortogonais.

A partir desta premissa procuramos criar um novo olhar sobre este elemento construtivo. A estrutura, em forma de árvore, contrapõe toda rigidez do elemento pré-fabricado à um pensamento construtivo mais livre e orgânico. Porém o trabalho não nega a essência racional da cantoneira metálica e toma partido de todo o seu potencial construtivo.

© João Nitsche
© João Nitsche
© João Nitsche

Os diferentes ângulos dos “galhos” surgem a partir do encontro das faces de cada peça, presas umas às outras com parafusos. A estrutura minimalista composta por apenas um tipo de perfil metálico de tamanhos variados chega a balançar levemente com o vento, expressando toda a potência e maleabilidade do ferro.

© João Nitsche

A árvore, projetada e construída, sintetiza de maneira lúdica o nosso desejo de racionalizar a natureza.

© João Nitsche

FICHA TÉCNICA

Local: Jockey Clube, São Paulo - SP
Técnica: perfil metálico de cantoneira e parafuso
Ano do Projeto: 2017
Projeto: Nitsche
EQUIPE: João Nitsche, Pedro Nitsche, Lua Nitsche, André Scarpa, Rosário Borges de Pinho, Rodrigo Tamburus, Flavia Schikmann, Pamela Gomes e Mara Carvalho Cruz
Curadoria: Estudio FM
Fornecedor: F-Theo

© João Nitsche

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: "Pau-ferro" / Nitsche" 23 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869837/arte-e-arquitetura-pau-ferro-nitsche> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.