O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Centro Botín, primeira obra de Renzo Piano na Espanha, será inaugurado em junho

Centro Botín, primeira obra de Renzo Piano na Espanha, será inaugurado em junho

Centro Botín, primeira obra de Renzo Piano na Espanha, será inaugurado em junho
Centro Botín, primeira obra de Renzo Piano na Espanha, será inaugurado em junho, Centro Botín em Santander, Espanha. Imagem © Fundación Botín. Belén de Benito
Centro Botín em Santander, Espanha. Imagem © Fundación Botín. Belén de Benito

No dia 23 de junho será inaugurada a primeira obra de Renzo Piano na Espanha, o Centro Botín, na cidade de Santander. Projetado em parceria com Luis Vidal Arquitectos, o centro de artes foi comissionado pela Fundación Botín para continuar e potencializar seu trabalho no campo educativo e artístico. 

"Nosso objetivo é que o Centro Botín se converta em um dos centros artísticos de referência na Europa", explicou Íñigo Sáenz de Miera, diretor geral da Fundación Botín. "Será um lugar acolhedor para desfrutar, aprender e se inspirar, e um motor de desenvolvimento que gerará riqueza econômica e cultural para Cantabria e o norte da Espanha", acrescentou. 

Com 10.285 metros quadrados, o Centro Botín ocupa os terrenos dos antigos atracadouros da balsa, na baía de Santander. Sua pele externa é composta por 270 mil peças circulares que refletem a luz e as cores cambiantes do mar e do céu. Articulado em dois volumes, o oeste dedicado à arte e o leste às atividades culturais e de formação, o edifício conta com duas amplas salas expositivas (2.500m² no total), um auditório para 300 pessoas, salas de aula, áreas de trabalho, um bar chefiado pelo chefe Jesús Sánchez (duas estrelas Michelin), uma loja e um terraço com vistas para a cidade. 

Centro Botín em Santander, Espanha. Imagem © Fundación Botín. Belén de Benito
Centro Botín em Santander, Espanha. Imagem © Fundación Botín. Belén de Benito

A inauguração em junho conclui um processo repleto de obstáculos. No início do projeto, a localização foi questionada por "algumas associações culturais, patrimoniais e ambientais [por] macular a perspectiva da baía". 

Além da coleção de arte da Fundación Botín, o centro de arte receberá três grandes exposições este ano: a primeira exposição de Carsten Höller na Espanha, a maior mostra dos desenhos de Goya no país, e a retrospectiva de Julie Mehretu.

Centro Botín em Santander, Espanha. Imagem © Fundación Botín. Gerardo Vela
Centro Botín em Santander, Espanha. Imagem © Fundación Botín. Gerardo Vela

Via Centro Botín e El País.

Cita: Valencia, Nicolás. "Centro Botín, primeira obra de Renzo Piano na Espanha, será inaugurado em junho" [Renzo Piano inaugurará en junio el Centro Botín, su primera obra en España] 18 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869353/centro-botin-primeira-obra-de-renzo-piano-na-espanha-sera-inaugurado-em-junho> ISSN 0719-8906