O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Design socialmente responsável será tema do World Design Capital CDMX 2018

Design socialmente responsável será tema do World Design Capital CDMX 2018

Design socialmente responsável será tema do World Design Capital CDMX 2018
Design socialmente responsável será tema do World Design Capital CDMX 2018, © Santiago Arau
© Santiago Arau

Após um processo de seleção em 2015, a Cidade do México foi eleita Capital Mundial do Design 2018, tornando-se a sexta cidade - e primeira da América - a receber o título, outorgado pela World Design Organization, uma organização não-governamental que promove o design industrial.

O design socialmente responsável será o tema do World Design Capital 2018, refletindo a ambição de promover o papel do design e a criatividade enquanto agentes de mudança social e cultural dentro de um contexto urbano. Com mais de 22 milhões de habitantes, a capital mexicana enfrenta diversos desafios urbanos em função dos altos índices de urbanização, seja em relação à habitação, mobilidade ou sustentabilidade. A World Design Capital é uma plataforma para que a comunidade do design possa repensar criativamente o conceito de megacidade, apresentando seus esforços contínuos em construir uma cidade mais habitável e fomentar o diálogo com o público local e internacional. 

Cortesia de SEDEMA CDMX Enrique Abe Takahashi
Cortesia de SEDEMA CDMX Enrique Abe Takahashi

O programa durará um ano e incluirá exposições de nível mundial, conferências, intervenções urbanas e projetos educacionais, guiados por quatro objetivos principais: gerar oportunidades, empoderar a sociedade civil, preservar o patrimônio e gerar transformações. A curadoria foi realizada pela Design Week México, uma organização sem fins lucrativos voltada para a promoção de práticas de projeto dentro de contextos sociais. Entre seus parceiros institucionais estão o Museo Tamayo, Museo de Arte Moderno, Museo Universitario del Chopo, Casa Luis Barragán, UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México), Universidad La Salle e Tecnológico de Monterrey.

© Jess Kraft
© Jess Kraft

Além disso, será lançada uma convocatória aberta para oferecer a até 50 designers internacionais a oportunidade de trabalhar na Cidade do México por um período de três semanas em junho de 2018. Este programa de residência busca abrir um diálogo internacional para que os participantes trabalhem na implementação prática de projetos que abordem temas como habitação, espaço público, mobilidade e sustentabilidade. 

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Karina Zatarain
Autor
Cita: Zatarain, Karina. "Design socialmente responsável será tema do World Design Capital CDMX 2018" 15 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869137/design-socialmente-responsavel-sera-tema-do-world-design-capital-cdmx-2018> ISSN 0719-8906