OMA propõe projeto de regeneração de Columbia Circle em Xangai

O escritório OMA, em colaboração com ECADI e o escritório de paisagismo West 8, propôs um novo masterplan de uso misto para o Columbia Circle no centro de Xangai. Uma sobreposição de camadas culturais, o local contém monumentos coloniais preservados, edifícios industriais um country club de 1920 do arquiteto Elliott Hazzard - esses elementos serão renovados e transformados pelo projeto, que tornará o Columbia Circle um dos mais importantes espaços públicos de Xangai.

OMA propõe projeto de regeneração de Columbia Circle em Xangai - Mais Imagens+ 7

via OMA

Entre os edifícios existentes no terreno de 4,7 hectares está o Columbia Country Club, projetado por Hazzard para a elite da sociedade pré-guerra, que inclui um salão, um ginásio e uma piscina externa. Também no local há uma villa projetada pelo arquiteto húngaro László Hudec em 1930, três monumentos de em estilo colonial espanhol e cerca de 40 outras estruturas construídas entre 1950 e 2000, criando uma mistura eclética de programas e estilos.

via OMA

Em 1952, o Instituto de Produtos Biológicos de Xangai (SIOBP) assumiu a área, transformando a praça em um campus de pesquisa com escritórios, instalações de produção, armazéns e laboratórios. Desde que o instituto cessou as atividades no campus, o local ficou abandonado, esperando para ser redescoberto e reaproveitado com um projeto merecedor de seu potencial arquitetônico.

via OMA
via OMA

A estratégia da OMA irá renovar as estruturas existentes, bem como introduzir três novos edifícios no local, estendendo o repertório de espaços ainda mais e oferecendo novas possibilidades programáticas que os edifícios históricos não podem suprir. Espaços de escritórios para a indústria criativa, um hotel, espaços de eventos, espaços culturais, áreas comerciais, restaurantes e espaços ao ar livre projetados pelo West 8 serão distribuídos em todo, criando uma experiência vibrante ao nível da rua.

via OMA
via OMA

O projeto é o segundo trabalho do OMA em Xangai, após a conclusão do Shanghai Lujiazui Harbour City Exhibition Centre no início deste ano. O projeto para o Columbia Circle também expande o portfólio de projetos de preservação do OMA, que inclui, entre outras obras, a regeneração do sítio industrial Largo Isarco para a Fondazione Prada (Milão, 2015).

Via OMA.

via OMA
via OMA
via OMA
Fotografia de Frans Parthesius, Cortesia de OMA
  • Arquitetos

  • Localização

    Xangai, China
  • Sócio

    Chris van Duijn
  • Arquiteto

    Mark Veldman
  • Equipe do concurso

    Mayssane El Barkani, Danna Lei, Davide Masserini, Francesco Moncada, Lukasz Skalec, Dongmei Yao, William Qian, Ronald Yeung, Yushang Zhang, Zheng Zhou, Emile Estourgie
  • Equipe de projeto

    Maria Aller Rey, Macaulay Brown, Kees van Casteren, Aleksandar Joksimovic, Lei Li, Emma Lubbers, Cristina Martin de Juan, Davide Masserini, Francesco Moncada, Tjeerd van de Sandt, Shinji Takagi, Ronald Yeung, Dongmei Yao, Long Yu, Yushang Zhang
  • Equipe de projeto de interiores

    MacAulay Brown, Aleksandar Joksimovic, Silvia Sandor, Jim Shi, Yushang Zhang
  • Arquiteto local

    East China Architectural Design & Research Institute Co., Ltd (ECADI)
  • Paisagismo

    West 8
  • Cliente

    China Vanke Co.
  • Status

    Design Development
  • Programa

    Mixed Use
  • Área

    48.000 m²
  • Fotografias

    Frans Parthesius, via OMA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "OMA propõe projeto de regeneração de Columbia Circle em Xangai" [OMA to Regenerate Historic Columbia Circle in Shanghai] 09 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868589/oma-propoe-projeto-de-regeneracao-de-columbia-circle-em-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.