"Landscape as Urbanism in the Americas" publica arquivo digital sobre paisagem e urbanismo

Nas últimas duas décadas a paisagem tem sido reivindicada como modelo e meio para a cidade contemporânea. O discurso e as práticas da paisagem como urbanismo podem ser encontrados na Europa, América do Norte e Ásia. Durante esse tempo, uma série de práticas arquitetônicas e urbanísticas alternativas surgiu na América Latina, apostando nas implicações ecológicos e territoriais do projeto urbano. 

O surgimento dessas práticas coincide com as transformações sociais e políticas em muitos países da região. Nessa linha, o projeto Landscape as Urbanism in the Americas do Office for Urbanization (Harvard GSD) concentra-se em fomentar uma série de discussões sobre as potencialidades da paisagem como meio de intervenção urbana no contexto social, cultural, econômico e ecológico específico das cidades latino-americanas.

Landscape as Urbanism in the Americas publica arquivo digital sobre paisagem e urbanismo - Mais Imagens+ 1

Orquideorama / Plan B Arquitectos + JPRCR Arquitectos (Medellín, Colômbia). Image Cortesia de Landscape as Urbanism in the Americas

As primeiras conferências foram realizadas em 2016 em Medellín, Santiago e Brasília, revelando aos organizadores um conjunto de habilidades teóricas e práticas que poderiam se beneficiar do estabelecimento de um diálogo dentro e fora da região da América Latina. Dando um novo passo, Landscape as Urbanism in the Americas publica agora seu próprio arquivo digital com uma seleção de conferências, obras e projetos que abordam a paisagem como urbanismo.

Parque Dom Pedro II / UNA Arquitetos (São Paulo, Brasil). Image Cortesia de Landscape as Urbanism in the Americas

Através da pesquisa, educação, programas de alcance público e uma meticulosa seleção de projetos, a iniciativa busca prover uma base de dados sobre a paisagem e o urbanismo como propostas alternativas para a forma urbana no continente. 

Complejo Acuático / LCLA (Medellín, Colômbia). Image Cortesia de Landscape as Urbanism in the Americas

Junto ao lançamento do website, Landscape as Urbanism in the Americas anunciou que sua próxima seção será realizada na Cidade do México em junho de 2017, onde profissionais locais e internacionais compartilharão o palco do Museo de Arte Contemporáneo Tamayo para discutir temas contemporâneos relacionados à paisagem e ao urbanismo.

Aeropuerto La Carlota / Latitud (Caracas, Venezuela). Image Cortesia de Landscape as Urbanism in the Americas
Paseo Civico Metropolitano Alameda Providencia Corridor / Groundlab + LyonBosch+Martic (Santiago, Chile). Image Cortesia de Landscape as Urbanism in the Americas

Via Landscape as Urbanism in the Americas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. ""Landscape as Urbanism in the Americas" publica arquivo digital sobre paisagem e urbanismo" 22 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867538/landscape-as-urbanism-in-the-americas-publica-arquivo-digital-sobre-paisagem-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.