Pavilhão de Design Generativo da Autodesk reproduz processos de fabricação com pedra e tecidos

Na conferência da Autodesk em Las Vegas, no ano de 2016, uma equipe da Autodesk's BUILD Space, liderada pelo engenheiro de pesquisas Andrew Payne, colaborou com o fabricante Quarra Stone, os engenheiros Simpson Gumpertz and Heger e o professor assistente da Universidade de Michigan, Sean Ahlquist, para revelar seu novo Pavilhão de Design Generativo. O projeto é uma exploração da materialidade, com formas de pedras estalagmites que se erguem de painéis geométricos de piso para encontrarem tecidos que se esticam a partir de uma cobertura acima. A junção de têxteis e pedra visa enfatizar os distintos comportamentos dos dois materiais.

Pavilhão de Design Generativo da Autodesk reproduz processos de fabricação com pedra e tecidos - Mais Imagens+ 15

Cortesia de Quarra Stone

A base de pedra de 3.850 kg foi moída roboticamente e terminada à mão em pedra calcária de Indiana. Uma equipe de engenheiros liderada por Paul Kassabian da Simpson Gumpertz and Heger e a equipe de fabricação digirtal Quarra realizou testes de desempenho de carga para desenvolver a verdadeira proeza da base: seu banco de 3,6 metros, que foi fresado até a espessura de 50 milímetros desde um único bloco de calcário. Isto foi conseguido utilizando varas de vidro pultrudadas incrustadas nas superfícies superiores e inferiores do banco e fixadas com epoxi de ancoragem.

Cortesia de Quarra Stone

Sob a direção de Sean Ahlquist, o dossel de tecido é feito de painéis de nylon-elásticos projetados em "um fluxo de trabalho iterativo que combinou simulações digitais e maquetes físicas". Costuras exageradas entre cada painel destacam a capacidade do material em esticar e puxar, contrastando ainda mais a força da pedra com a flexibilidade do tecido.

Cortesia de Quarra Stone

Para criar a ilusão da inexistência de junções dos dois materiais, a Autodesk criou placas de conexão personalizadas usando jato d'água e router CNC no BUILD Space em Boston. Além das placas, cada coluna embute uma lâmpada LED que os visitantes podem controlar via iPad.

Cortesia de Quarra Stone

Veja o vídeo a seguir para saber mais sobre o projeto e o processo de produção:

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baranyk, Isabella. "Pavilhão de Design Generativo da Autodesk reproduz processos de fabricação com pedra e tecidos" [Autodesk's Generative Design Pavilion Plays with Properties and Fabrication Processes in Stone and Fabric] 09 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866810/pavilhao-de-design-generativo-da-autodesk-reproduz-processos-de-fabricacao-com-pedra-e-tecidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.