O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Pavilhão de Design Generativo da Autodesk reproduz processos de fabricação com pedra e tecidos

Pavilhão de Design Generativo da Autodesk reproduz processos de fabricação com pedra e tecidos

Pavilhão de Design Generativo da Autodesk reproduz processos de fabricação com pedra e tecidos
Pavilhão de Design Generativo da Autodesk reproduz processos de fabricação com pedra e tecidos, Cortesia de Quarra Stone
Cortesia de Quarra Stone

Na conferência da Autodesk em Las Vegas, no ano de 2016, uma equipe da Autodesk's BUILD Space, liderada pelo engenheiro de pesquisas Andrew Payne, colaborou com o fabricante Quarra Stone, os engenheiros Simpson Gumpertz and Heger e o professor assistente da Universidade de Michigan, Sean Ahlquist, para revelar seu novo Pavilhão de Design Generativo. O projeto é uma exploração da materialidade, com formas de pedras estalagmites que se erguem de painéis geométricos de piso para encontrarem tecidos que se esticam a partir de uma cobertura acima. A junção de têxteis e pedra visa enfatizar os distintos comportamentos dos dois materiais.

Cortesia de Quarra Stone Cortesia de Quarra Stone Cortesia de Quarra Stone Cortesia de Quarra Stone + 20

Cortesia de Quarra Stone
Cortesia de Quarra Stone

A base de pedra de 3.850 kg foi moída roboticamente e terminada à mão em pedra calcária de Indiana. Uma equipe de engenheiros liderada por Paul Kassabian da Simpson Gumpertz and Heger e a equipe de fabricação digirtal Quarra realizou testes de desempenho de carga para desenvolver a verdadeira proeza da base: seu banco de 3,6 metros, que foi fresado até a espessura de 50 milímetros desde um único bloco de calcário. Isto foi conseguido utilizando varas de vidro pultrudadas incrustadas nas superfícies superiores e inferiores do banco e fixadas com epoxi de ancoragem.

Cortesia de Quarra Stone
Cortesia de Quarra Stone

Sob a direção de Sean Ahlquist, o dossel de tecido é feito de painéis de nylon-elásticos projetados em "um fluxo de trabalho iterativo que combinou simulações digitais e maquetes físicas". Costuras exageradas entre cada painel destacam a capacidade do material em esticar e puxar, contrastando ainda mais a força da pedra com a flexibilidade do tecido.

Cortesia de Quarra Stone
Cortesia de Quarra Stone

Para criar a ilusão da inexistência de junções dos dois materiais, a Autodesk criou placas de conexão personalizadas usando jato d'água e router CNC no BUILD Space em Boston. Além das placas, cada coluna embute uma lâmpada LED que os visitantes podem controlar via iPad.

Cortesia de Quarra Stone
Cortesia de Quarra Stone

Veja o vídeo a seguir para saber mais sobre o projeto e o processo de produção:

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Baranyk, Isabella. "Pavilhão de Design Generativo da Autodesk reproduz processos de fabricação com pedra e tecidos" [Autodesk's Generative Design Pavilion Plays with Properties and Fabrication Processes in Stone and Fabric] 09 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866810/pavilhao-de-design-generativo-da-autodesk-reproduz-processos-de-fabricacao-com-pedra-e-tecidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.