"Tacho Ausente": Estudantes peruanos projetam latas de lixo para Chiclayo

No primeiro ateliê de projeto da faculdade de arquitetura da Universidad de Chiclayo, no Peru, sob direção dos professores Wilmer Ramirez e Arturo Loro, estudantes projetaram e reinstalaram latas de lixo que haviam sido danificadas ou roubadas das ruas da cidades.

Tacho Ausente é o nome deste projeto que busca ser a primeira imersão dos estudantes de arquitetura no mundo do projeto, passando desde a fase de concepção até a aplicação no entorno urbano. 

Cortesia de Arturo Loro

Os alunos analisaram as latas de lixo da cidade de Chiclayo e as distintas situações nas quais muitas delas se encontram: deterioradas, danificadas pelo uso e pelo tempo, desaparecidas, roubadas e, em alguns casos, removidas por moradores que não querem uma lata de lixo em frente à sua casa.

Cortesia de Arturo Loro

Para o projeto, tomou-se a ausência das lixeiras como problemática, embora, se a questão for aprofundada, observa-se que o problema é muito mais complexo e envolve diferentes atores sociais que não desempenham seus papeis de forma adequada: desde alguns cidadãos que não cuidam do mobiliário urbano até as autoridades que não gestionam de modo eficiente a coleta de lixo. 

Cortesia de Arturo Loro
Cortesia de Arturo Loro

Propostas

Lixeiras feitas com materiais recicláveis. 

  1.       Bastões servem como suporte para as lixeiras.
  2.       Monitores de computadores.
  3.       Latas de azeite
  4.       Papel de jornal.
  5.       Malhas de aço.

Cortesia de Arturo Loro

Lixeiras feitas com materiais convencionais

  1.       De barras trançadas.
  2.       De tudo de aço de seção quadrada “No me Robe”
  3.       De tudo de aço de seção quadrada “Amo CIX”
  4.       De tudo de aço de seção quadrada “Tritacho”

Cortesia de Arturo Loro

A intervenção busca resolver alguns dos problemas recorrentes em relação ao lixo da cidade de Chiclayo, como o amontoamento de dejetos em certas ruas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rojas, Piedad. ""Tacho Ausente": Estudantes peruanos projetam latas de lixo para Chiclayo" ['Tacho Ausente': Estudiantes peruanos diseñan y reinstalan basureros en Chiclayo] 11 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806851/tacho-ausente-estudantes-peruanos-projetam-latas-de-lixo-para-chiclayo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.