O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Confórmi: Como as referências visuais ecoam através do tempo

Confórmi: Como as referências visuais ecoam através do tempo

Confórmi: Como as referências visuais ecoam através do tempo
Confórmi: Como as referências visuais ecoam através do tempo, Álvaro Siza Vieira, Wohnhaus Schlesisches Tor (Bonjour Tristesse), Berlim, 1980-1984 — Alvar Aalto, MIT Baker House Dormitory, Cambridge, MA, USA, 1947-1948. Imagem © Davide Trabucco
Álvaro Siza Vieira, Wohnhaus Schlesisches Tor (Bonjour Tristesse), Berlim, 1980-1984 — Alvar Aalto, MIT Baker House Dormitory, Cambridge, MA, USA, 1947-1948. Imagem © Davide Trabucco

Confórmi (também no Instagram) é um projeto que começou há dois anos como uma forma de organizar as referências visuais do seu curador. Davide Trabucco, de Bolonha, descreve o arquivo como "um instrumento de trabalho pessoal" que posiciona elementos aparentemente dicotômicos em uma relação visual. Todas essas imagens, acredita Trabucco, "já estão presentes em nosso imaginário coletivo e na cultura visual". Seu impacto visual é claro: formalmente e esteticamente, cada emparelhamento visual "é imediatamente compreensível - até mesmo para leigos."

Alvar Aalto, Silo, Toppila | Oulu, Finlândia, 1931 — Herzog & De Meuron, Feltrinelli Porta Volta, Milão, Itália, 2008-2016. Imagem © Davide Trabucco Ludwig Mies Van Der Rohe, Bürohaus Friedrichstraße, Berlim, 1929 — Herzog & De Meuron, Elbphilharmonie, Hamburg, 2003-2016. Imagem © Davide Trabucco Louis Kahn, Salk Institute for Biological Studies, La Jolla, Califórnia, EUA, 1959-1965 — Bas Princen, Ringroad (Ceuta-Fnideq), 2007. Imagem © Davide Trabucco Le Corbusier, Tower of Shadows, Chandigarh, Índia, 1957 — “Ecomostro” | Blot on the Landscape, Ostuni, Itália, 1980. Imagem © Davide Trabucco + 19

O que produzimos não nos pertence mais, uma vez que o entregamos ao mundo. As formas já estão na natureza: devemos apenas dar-lhes um novo significado.

"O método de trabalho em que se baseia o projeto de pesquisa é comparável ao nascimento de uma nova imagem", argumenta Trabucco: o momento em que "um desenho, uma escultura ou uma pintura nos lembra outra coisa". Compatibilizando (confórmi se traduz como "compatível" em português) rigorosos parâmetros de arquivo - ou seja, cada imagem é simultaneamente quadrada e diagonal - cada produto do projeto revela algo novo em suas semelhanças com as que vieram antes dele. De acordo com seu criador, o projeto "vai parar de crescer no momento em que a ferramenta não for mais útil". Permanece, por enquanto, "um arquivo aberto que qualquer pessoa pode consultar on-line em qualquer lugar."

Passe o mousse sobre as imagens para ver suas fontes.

Alvar Aalto, Padiglione Finlandese, Feira Mundial de Nova Iorque, 1938-1939 — David Chipperfield, MUDEC, Milão, 2015. Imagem © Davide Trabucco
Alvar Aalto, Padiglione Finlandese, Feira Mundial de Nova Iorque, 1938-1939 — David Chipperfield, MUDEC, Milão, 2015. Imagem © Davide Trabucco
Alvar Aalto, Silo, Toppila | Oulu, Finlândia, 1931 — Herzog & De Meuron, Feltrinelli Porta Volta, Milão, Itália, 2008-2016. Imagem © Davide Trabucco
Alvar Aalto, Silo, Toppila | Oulu, Finlândia, 1931 — Herzog & De Meuron, Feltrinelli Porta Volta, Milão, Itália, 2008-2016. Imagem © Davide Trabucco
Ludwig Mies Van Der Rohe, Bürohaus Friedrichstraße, Berlim, 1929 — Herzog & De Meuron, Elbphilharmonie, Hamburg, 2003-2016. Imagem © Davide Trabucco
Ludwig Mies Van Der Rohe, Bürohaus Friedrichstraße, Berlim, 1929 — Herzog & De Meuron, Elbphilharmonie, Hamburg, 2003-2016. Imagem © Davide Trabucco
Pezo Von Ellrichshausen, Blue Pavilion, Royal Academy of Arts, Londres, Reino Unido, 2014 — Louis Kahn, Yale Center for British Art, New Haven, Connecticut, EUA, 1974. Imagem © Davide Trabucco
Pezo Von Ellrichshausen, Blue Pavilion, Royal Academy of Arts, Londres, Reino Unido, 2014 — Louis Kahn, Yale Center for British Art, New Haven, Connecticut, EUA, 1974. Imagem © Davide Trabucco
Ludwig Mies Van Der Rohe, Memorial to Rosa Luxemburg and Karl Liebknecht, Berlim, 1926 (destruído pelos nazistas) — Altar of the Chians, 3d century B.C, Delphi. Imagem © Davide Trabucco
Ludwig Mies Van Der Rohe, Memorial to Rosa Luxemburg and Karl Liebknecht, Berlim, 1926 (destruído pelos nazistas) — Altar of the Chians, 3d century B.C, Delphi. Imagem © Davide Trabucco
Snake — Le Corbusier, Musée à croissance illimitée, Sans lieu, 1939. Imagem © Davide Trabucco
Snake — Le Corbusier, Musée à croissance illimitée, Sans lieu, 1939. Imagem © Davide Trabucco
Le Corbusier, Villa “Le Lac”, Corseaux/Lac Léman, 1923 — Luigi Ghirri, Marina di Ravenna, 1986. Imagem © Davide Trabucco
Le Corbusier, Villa “Le Lac”, Corseaux/Lac Léman, 1923 — Luigi Ghirri, Marina di Ravenna, 1986. Imagem © Davide Trabucco
Ludwig Mies van der Rohe, Model of S.R. Crown Hall, Fotografia © Chicago History Museum — Edouard Manet, Un bar aux Folies-Bergères, Courtauld Gallery, Londres, 1881-1882. Imagem © Davide Trabucco
Ludwig Mies van der Rohe, Model of S.R. Crown Hall, Fotografia © Chicago History Museum — Edouard Manet, Un bar aux Folies-Bergères, Courtauld Gallery, Londres, 1881-1882. Imagem © Davide Trabucco
Frank Lloyd Wright, Solomon R. Guggenheim Museum, New York City, EUA, 1956–1959 — Sandro Botticelli, Chart of Hell (La mappa dell’inferno), Desenhos da Divina Comédia de Dante Biblioteca Apostolica Vaticana, Roma, 1480-1495. Imagem © Davide Trabucco
Frank Lloyd Wright, Solomon R. Guggenheim Museum, New York City, EUA, 1956–1959 — Sandro Botticelli, Chart of Hell (La mappa dell’inferno), Desenhos da Divina Comédia de Dante Biblioteca Apostolica Vaticana, Roma, 1480-1495. Imagem © Davide Trabucco
OMA, Maison à Bordeaux, Bordeaux, France, 1994-1998 — Ludwig Mies Van der Rohe, Riehl House, Potsdam, Alemanha, 1907. Imagem © Davide Trabucco
OMA, Maison à Bordeaux, Bordeaux, France, 1994-1998 — Ludwig Mies Van der Rohe, Riehl House, Potsdam, Alemanha, 1907. Imagem © Davide Trabucco
Frank Lloyd Wright, Johnson Wax Headquarters, Racine, Wisconsin, EUA, 1936-1939 — Cristofani & Lelli Architetti, TOP CODE, Imola (Bo), Itália, 2005-2010. Imagem © Davide Trabucco
Frank Lloyd Wright, Johnson Wax Headquarters, Racine, Wisconsin, EUA, 1936-1939 — Cristofani & Lelli Architetti, TOP CODE, Imola (Bo), Itália, 2005-2010. Imagem © Davide Trabucco
Herzog & De Meuron, Cottbus Library, Brandenburg University of Technology,  Cottbus, Alemanha, 1993-2004 — Alvar Aalto, Vase, iittala, 1936. Imagem © Davide Trabucco
Herzog & De Meuron, Cottbus Library, Brandenburg University of Technology,  Cottbus, Alemanha, 1993-2004 — Alvar Aalto, Vase, iittala, 1936. Imagem © Davide Trabucco
Anne e Patrick Poirier, Exegi monumentum aere perennius, Centro per l'arte contemporanea Luigi Pecci, Prato, 1988 — Le Corbusier, Acrópole de Atenas, 1911. Imagem © Davide Trabucco
Anne e Patrick Poirier, Exegi monumentum aere perennius, Centro per l'arte contemporanea Luigi Pecci, Prato, 1988 — Le Corbusier, Acrópole de Atenas, 1911. Imagem © Davide Trabucco
Louis Kahn, Salk Institute for Biological Studies, La Jolla, Califórnia, EUA, 1959-1965 — Bas Princen, Ringroad (Ceuta-Fnideq), 2007. Imagem © Davide Trabucco
Louis Kahn, Salk Institute for Biological Studies, La Jolla, Califórnia, EUA, 1959-1965 — Bas Princen, Ringroad (Ceuta-Fnideq), 2007. Imagem © Davide Trabucco
Francesco Borromini, Chiesa di Sant’Ivo alla Sapienza, Roma, 1642-1660 — Ludwig Mies Van Der Rohe, Bürohaus Friedrichstraße, Berlin, 1929. Imagem © Davide Trabucco
Francesco Borromini, Chiesa di Sant’Ivo alla Sapienza, Roma, 1642-1660 — Ludwig Mies Van Der Rohe, Bürohaus Friedrichstraße, Berlin, 1929. Imagem © Davide Trabucco
Column, Temple of Apollo, Corinth, 540 BC — Ludwig Mies Van Der Rohe, Bürohaus Friedrichstraße, Berlim, 1929. Imagem © Davide Trabucco
Column, Temple of Apollo, Corinth, 540 BC — Ludwig Mies Van Der Rohe, Bürohaus Friedrichstraße, Berlim, 1929. Imagem © Davide Trabucco
Louis Kahn, Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park, New York City, 1972 — Superstudio, Il Monumento Continuo/Piazza Navona, 1970. Imagem © Davide Trabucco
Louis Kahn, Franklin D. Roosevelt Four Freedoms Park, New York City, 1972 — Superstudio, Il Monumento Continuo/Piazza Navona, 1970. Imagem © Davide Trabucco
Le Corbusier, Tower of Shadows, Chandigarh, Índia, 1957 — “Ecomostro” | Blot on the Landscape, Ostuni, Itália, 1980. Imagem © Davide Trabucco
Le Corbusier, Tower of Shadows, Chandigarh, Índia, 1957 — “Ecomostro” | Blot on the Landscape, Ostuni, Itália, 1980. Imagem © Davide Trabucco

Veja outras imagens do projeto Confórmi, aqui.

Sobre este autor
AD Editorial Team
Autor
Cita: AD Editorial Team. "Confórmi: Como as referências visuais ecoam através do tempo" [Confórmi: How Visual References Echo Through the Ages] 01 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806084/conformi-como-as-referencias-visuais-ecoam-atraves-do-tempo> ISSN 0719-8906