O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. 1º Lugar no concurso para edifícios de usos mistos em Sol Nascente – trecho 2

1º Lugar no concurso para edifícios de usos mistos em Sol Nascente – trecho 2

1º Lugar no concurso para edifícios de usos mistos em Sol Nascente – trecho 2
1º Lugar no concurso para edifícios de usos mistos em Sol Nascente – trecho 2 , Cortesia de Grifo Arquitetura
Cortesia de Grifo Arquitetura

O Concurso para edifícios de usos misto em Sol Nascente – trecho 2, organizado pela CODHAB/DF, teve o resultado divulgado recentemente. Veja a seguir a proposta que recebeu o primeiro lugar, de Grifo Arquitetura.

Uma proposta de diversificação urbana

Partido
Partido
Setores
Setores

O conceito para a proposta do Conjunto Habitacional Sol Nascente baseia-se na diversidade urbana. A partir do uso misto, previamente definido, propõe-se uma implantação que reforça a autenticidade, quebrando a monotonia típica da repetição. A proposta, então, se integra ao meio urbano, diluindo os limites privados e incentivando o uso dos espaços públicos, promovendo o encontro e a formação da identidade local.

Cortesia de Grifo Arquitetura
Cortesia de Grifo Arquitetura

A setorização seguiu as premissas estabelecidas no plano de regularização, voltando o comércio para as vias com estacionamento e o acesso privativo para os núcleos residenciais. Aproveitou-se também as áreas destinadas às praças, criando eixos urbanos de animação. Também foram propostos eixos transversais de conexão urbana com calçadões para pedestres, perpassando os conjuntos. Essa conectividade urbana permite melhor circulação peatonal e cicloviária por toda a área, tornando conveniente o acesso e o encontro nas áreas comercias e possibilitando atividades culturais, esportivas e de lazer nos espaços livres. Dessa forma, o conjunto, além de atender as necessidades programáticas, concebe um sistema de circulação estruturado e integrado com a malha urbana prevista para o local.

Cortesia de Grifo Arquitetura
Cortesia de Grifo Arquitetura
Eixos Conectores
Eixos Conectores

Tecnologicamente, a proposta foi elaborada visando economicidade, rapidez e facilidade da técnica de execução. Para tanto, a primeira medida foi não utilizar o subsolo para estacionamento. Assim, parte das vagas foram posicionadas sob os edifícios em um arranjo facilitado por vãos modulados dos pilares em concreto armado no nível do pavimento térreo. Essa opção estrutural também se enquadra para as unidades comerciais, que necessitam de espaços livres e flexíveis para diversificados usos. Os pavimentos acima do térreo, compostos apenas por unidades habitacionais, possuem paredes estruturais em blocos de concreto.

Eixo Comercial

Eixo Comercial
Eixo Comercial

A proposta previu espaços comerciais que voltados para a avenida, criando fachadas ativas e tornando o espaço público dinâmico e vibrante. As fachadas foram recuadas 2,30m em relação ao alinhamento predial, criando uma espécie de galeria para conforto dos pedestres. Com tratamento urbanístico, a rua passa a ser um ponto de encontro.

Eixo de Lazer

Eixo de Lazer
Eixo de Lazer

Na Área Sol Nascente estão desenhados espaços para praças, o que potencializa a criação de um eixo com áreas verdes. Deste modo, nas bordas dos lotes, próximas às praças, há um espaço aberto com área verde e estacionamento, onde os prédios são recuados mais para o interior do terreno, ampliando a visual para as praças e formando junto com estas um eixo verde.

Praça do Conjunto

Praça do Conjunto
Praça do Conjunto

Na Praça do Conjunto, nome dado à área intersticial entre os conjuntos, cria-se um polo conectado com o setor comercial, com o núcleo residencial e com os Eixos Conectores – ou calçadões de pedestres. Nesse espaço há áreas permeáveis com arborização contíguas com a área verde interna do conjunto. O uso desta área é dinâmico, possibilitando festivais culturais e atividades comunitárias.

Eixos Conectores

Implantação Geral
Implantação Geral

A fim de criar mais opções de trajeto, principalmente privilegiando o pedestre, foram criados calçadões que perpassam os conjuntos e facilitam a conexão entre as áreas de comércio e lazer. A proximidade com as praças e áreas verdes reforça o caráter de lazer, conferindo maior segurança para circulação de crianças e idosos.

  • Arquitetos

  • Autores

    Luciano Suski, Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Moacir Zancopé Júnior
  • Arquiteto Responsável

    Luciano Suski
  • Equipe

    Luciano Suski, Fábio Domingos Batista, Igor Costa Spanger, Moacir Zancopé Júnior, Rodolfo Luís Scuiciato, Simone R. N. Born Hoppe, Aline Proença Train
  • Área

    68462.0 m2
  • Ano do projeto

    2017

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Grifo Arquitetura
Escritório
Cita: Eduardo Souza. "1º Lugar no concurso para edifícios de usos mistos em Sol Nascente – trecho 2 " 24 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806042/1o-lugar-no-concurso-para-edificios-de-usos-misto-em-sol-nascente-nil-trecho-2> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.