O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. MET Museum disponibiliza 375 mil imagens de obras para download gratuito

MET Museum disponibiliza 375 mil imagens de obras para download gratuito

MET Museum disponibiliza 375 mil imagens de obras para download gratuito
MET Museum disponibiliza 375 mil imagens de obras para download gratuito, O Bulevar Montmartre em uma manhã de inverno. Pintura de Camille Pissarro, 1897. Óleo sobre tela. Licença CC0 1.0. Image via MET
O Bulevar Montmartre em uma manhã de inverno. Pintura de Camille Pissarro, 1897. Óleo sobre tela. Licença CC0 1.0. Image via MET

Museu Metropolitano de Nova York (Met), uma das instituições de arte mais importantes do mundo, anunciou este mês, através de um comunicado, sua decisão de liberar cerca de 375.000 obras de seu catálogo digital como imagens de domínio público. Graças a essa nova política de acesso, as peças já estão disponíveis online sob uma licença Creative Commons Zero (CC0), que permite a qualquer pessoa baixar, usar e modificar as obras sem restrições e sem precisar atribuí-las ao autor original.

O diretor do museu, Thomas P. Campbell, explica que essa mudança transforma a instituição “uma das maiores e mais diversificadas coleções de acesso aberto do mundo”, abrangendo 5.000 anos de história da arte de todo o mundo.

Nomes como Botticelli, Degas, Hokusai e Rodin são alguns que vão aparecer nesse banco de dados que levará o Met a se juntar à lista de museus com coleções digitais sob licença CC0. A iniciativa é encabeçada pelo Walters Art Museum, da cidade de Baltimore, que em 2012 adotou a mesma política ao liberar cerca de 18.000 imagens. Foi seguido por instituições como o Rijksmuseum de Amsterdã, a Tate Gallery de Londres e, mais recentemente, pelo MoMA de Nova York, com 120.000 imagens.

As imagens agora partilhadas pelo Museu Metropolitano de Nova York (Met) não abrangem todo o espólio do museu – são apenas de obras classificadas como de domínio público. 

De acordo com o diretor do museu, a ideia faz parte da nova política de acesso livre à arte. “Unimo-nos a um número cada vez maior de museus que fornecem acesso gratuito a imagens de domínio público”.

Para acessar o acervo disponível para download gratuito, acesse a página no MET e, na coluna da esquerda, marque a opção "Public Domain Artworks". 

Via revistaprosaversoearte.com

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "MET Museum disponibiliza 375 mil imagens de obras para download gratuito" 21 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805718/met-museum-disponibiliza-375-mil-imagens-de-obras-para-download-gratuito> ISSN 0719-8906