Aquarelas registram a vida das fachadas comerciais de Tóquio

© Mateusz Urbanowicz

Um símbolo renomado do mundo moderno, Tóquio é uma cidade comumente associada a luzes brilhantes, tecnologia inovadora e edifícios elegantes. Assim, quando o artista polonês Mateusz Urbanowicz se mudou para Tóquio, ficou surpreso com o número de antigas lojas de arquitetura eclética que continuavam funcionando na cidade.

"Quando me mudei para Tóquio, há mais de 3 anos, fiquei realmente surpreso ao encontrar, em minhas caminhadas, tantas lojas ainda em funcionamento em edifícios realmente velhos", explica Urbanowicz. "Diferentemente de Kobe, onde o terremoto destruiu muitas dessas antigas casas e lojas do centro, em Tóquio elas ainda sobrevivem".

Inspirado pela resistência dos edifícios e suas características arquitetônicas únicas, Urbanowicz começou a documentar as fachadas em uma série de ilustrações de aquarela, registrando todo o processo através de vídeos.

Aquarelas registram a vida das fachadas comerciais de Tóquio - Mais Imagens+ 2

As ilustrações mostram edifícios de uma grande variedade de estilos arquitetônicos, empregando elementos que vão desde coberturas de telhas tradicionais até janelas arredondadas. Enquanto muitos dos detalhes retratados são fiel à realidade, Urbanowicz também se dá licença artística para "preencher as lacunas nos desenhos" e criar as composições agradáveis.

"Eu realmente gosto de edifícios que são vividos e cuidados por muito tempo. Esta é uma das razões pelas quais eu gosto tanto do Japão e dos edifícios da cidade ", continua.

"Muitas das antigas lojas e casas foram destruídas por causa da guerra ou catástrofes naturais, ou foram substituídas por grandes edifícios de escritórios, mas ainda há alguns sobreviventes. Eu sempre tento pintá-los para que se possa sentir a história e a presença humana neles. "

Gráfica de impressão em madeira Isetatsu no distrito de Yanaka o açougue Ootoya no distrito de Koujimachi.

Salão de beleza Kobayashi no distrito Sanbanchyo

Imagem © Mateusz Urbanowicz

Restaurante de comida chinesa no distrito de Takadanobaba e a bicicletaria Miyake em Kagurazaka e Kichijyouji.

Imagem © Mateusz Urbanowicz

Sushi Noike no distrito de Yanaka

Imagem © Mateusz Urbanowicz

Loja de saquê Nakashimayano distrito de Mejiro district e o restaurante Kuku no distrito de Kichijyouji.

Imagem © Mateusz Urbanowicz

Açougue Yamane no distrito de Nippori e a antiga alfaiateria Tsuruya no distrito de Jinbōchō.

Imagem © Mateusz Urbanowicz

Veja outros trabalhos de Urbanowicz aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Aquarelas registram a vida das fachadas comerciais de Tóquio" [These Watercolors Capture the Unsung Architecture of Tokyo's Eclectic Storefronts] 21 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805697/aquarelas-registram-a-vida-das-fachadas-comerciais-de-toquio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.