3º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB/DF) divulgou recentemente o resultado do Concurso Nacional de Projetos de Arquitetura e Complementares para Edifício de Uso Misto em Santa Maria. O Concurso consistia no desenvolvimento do projeto de Edifícios de Uso Misto para 02 lotes em Santa Maria, totalizando uma área de 1.200 m² de terreno.

Veja, a seguir, a proposta que recebeu o terceiro lugar, desenvolvida por AGA – Alexandre Gonçalves Arquitetura.

Buscando atender a demanda por novas unidades habitacionais integradas ao comércio (edifícios de uso misto) na Região Administrativa de Santa Maria – DF, a proposta se desenvolve em dois lotes de 1.200 m² cada, em dois edifícios que se destacam por sua relação com o entorno imediato. Ao promover a integração urbana, com o incentivo à fruição de pedestres através da quadra, as unidades comerciais no térreo também são ativadas e estimuladas economicamente. Baseado no conceito de “habitação como instrumento de integração social”, os edifícios proporcionam espaços de convívio entre as famílias, fortalecendo as relações de amizade da comunidade, além de permitir diálogos com a cidade através de vistas e conexões espaciais. O partido arquitetônico é formado por 5 premissas: Urbanidade, Densidade, Economicidade, Sociabilidade, Sustentabilidade.

URBANIDADE

3º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF - Janela, Fachada
Cortesia de AGA – Alexandre Gonçalves Arquitetura

O entendimento da cidade como materialidade inserida num determinado espaço e tempo da vida humana, capaz de induzir comportamentos e troca de experiências, encontros e relações diversas, nos leva a uma proposta de edifícios integrados à vida urbana e socialmente ativos em seu interior e exterior.

DENSIDADE

A proposta utiliza o máximo potencial construtivo, que resulta em 4.800 m² de área computável. Atendendo à legislação local, foram respeitadas as Taxas de Ocupação (60%) e a Taxa Mínima de Área Verde (10%), bem como a exigência de uma vaga de garagem para cada UH, resolvida em 2 subsolos. Ao aplicar o cone de iluminação e ventilação constante do item referente aos afastamentos obrigatórios, chegamos ao resultado de 8 pavimentos tipo com um total de 64 UH, e térreo com 8 unidades comerciais e portaria com hall de acesso às residências.

3º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF - Janela, Fachada
Cortesia de AGA – Alexandre Gonçalves Arquitetura

ECONOMICIDADE

Por se tratar de um edifício de habitação social de baixo custo, os sistemas construtivos adotados seguem padrões de racionalidade e economia de recursos, sem prejuízo à qualidade do empreendimento. O principal sistema é a alvenaria estrutural de blocos de concreto e lajes pré-fabricadas de concreto, usados nos pavimentos tipo. O térreo é um pavimento de transição, onde é adotada a estrutura reticulada de concreto armado moldado in loco, cujos pilares seguem com seus eixos até os níveis inferiores de subsolo.

3º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF - Imagem 14 de 14
Seção Corte Fachada. Image Cortesia de AGA – Alexandre Gonçalves Arquitetura

SOCIABILIDADE

3º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF - Fachada
Cortesia de AGA – Alexandre Gonçalves Arquitetura

A configuração dos pavimentos tipo em blocos separados e deslocados permite a criação de espaços entre as unidades onde os moradores podem se relacionar. O incentivo à aproximação dos moradores fortalece os vínculos sociais, o que torna o lugar mais saudável e seguro.

SUSTENTABILIDADE

3º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF - Imagem 12 de 14
Corte Longitudinal. Image Cortesia de AGA – Alexandre Gonçalves Arquitetura
3º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF - Imagem 13 de 14
Esquema Sustentabilidade. Image Cortesia de AGA – Alexandre Gonçalves Arquitetura

O projeto foi cuidadosamente pensado com base em estudos de insolação e ventilação. Ao criar blocos deslocados com aberturas livres entre eles, a ventilação cruzada é potencializada. Brises horizontais fazem parte de todas as fachadas, e brises horizontais complementam a proteção nas fachadas de incidência solar mais crítica. Equipamentos de reuso de águas pluviais e coletores solares para aquecimento de água contribuem para a eficiência energética.

Veja também os outros vencedores desse concurso:

1º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF

2º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "3º Lugar no concurso CODHAB-DF para edifícios de uso misto em Santa Maria/DF" 20 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805613/3o-lugar-no-concurso-codhab-df-para-edificios-de-uso-misto-em-santa-maria-df> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.