Studio Gang e SANAA entre os premiados do AIA Honor Awards 2017

O Instituto Americano de Arquitetos (AIA) nomeou 18 projetos arquitetônicos e de interiores como premiados do 2017 Institute Honor Awards, o maior reconhecimento da profissão nos EUA.

De acordo com o AIA, "o programa de arquitetura 2017 celebra a melhor arquitetura contemporânea, independentemente do orçamento, dimensões, estilo ou programa. Estes projetos deslumbrantes mostram ao mundo a gama de trabalhos que arquitetos criam e destacam as muitas formas que edifícios e espaços podem melhorar nossas vidas."

Os projetos premiados foram selecionados de quase 700 submissões. Os vencedores serão homenageados na Convenção Nacional 2017 da instituição em Orlando.

Institute Honor Awards 2017 para Arquitetura

Museu de Arte de Aspen / Shigeru Ban Architects
Escritório Associado: CCY Architects

Aspen Art Museum / Shigeru Ban Architects. Image © Michael Moran

Fundado no final dos anos 1970, o Museu de Arte de Aspen trabalhou em conjunto com a equipe de projeto para determinar necessidades programáticas e garantir a sua nova casa apoiaria completamente a arte que expõe. Aderindo a um cronograma de construção rigoroso de 18 meses, o novo museu abriu em 2014 e tem visto um aumento de 400 por cento no número de visitantes e um aumento de 1.140 por cento no número de alunos atendidos pelas iniciativas de divulgação educacional do museu. Três pavimentos, dois acima do solo, são dedicados aos espaços da galeria, enquanto o andar superior inclui um amplo espaço multiuso, café e terraço público, com vistas deslumbrantes das Montanhas Rochosas.

Carmel Place / nARCHITECTS

Carmel Place / nARCHITECTS. Image © Pablo Enriquez

Vencedor do concurso adAPT NYC de 2012 para o primeiro edifício de micro-apartamentos em Nova Iorque, Carmel Place representa um novo paradigma de habitação para a crescente população de famílias pequenas da cidade. O projeto das 55 unidades do edifício de 9 andares visa a amplitude e luminosidade através da implementação de pés-direitos altos, janelas de correr e varandas. Com o objetivo de transmitir as escalas de comunidade dos moradores, proporcionadas por espaços compartilhados interiores e exteriores variados, o exterior de tijolos do edifício se assemelha a quatro "mini-torres" esbeltas - um microcosmo do skyline da cidade.

Carnegie Hall Studio Towers Renovation Project / Iu + Bibliowicz Architects LLP

Carnegie Hall Studio Towers Renovation Project / Iu + Bibliowicz Architects LLP. Image © Jeff Goldberg

O Projeto de Renovação de Torres de Estúdio Carnegie Hall centrou-se em: renovação, reorganização e reaproveitamento dos 15.000 metros quadrados do edifício no centro histórico. O projeto, que durou sete anos, englobou a criação de uma ala de educação musical, um novo terraço, a consolidação de escritórios administrativos, o espaço expandido nos bastidores e a funcionalidade e a iluminação das fachadas para evidenciar o marco. Substanciais modificações estruturais interiores e melhorias de infraestrutura ajudaram no sucesso da renovação. O projeto recebeu a Certificação LEED Silver, um dos edifícios mais antigos e notáveis do país com tal distinção.

The Cotton Gin at the CO-OP District / Antenora Architects LLP

The Cotton Gin at the CO-OP District / Antenora Architects LLP. Image © Brian Mihaelsick

A reutilização das duas estruturas existentes de descaroçadores de algodão é a primeira parte de um materplan de 2012 para revitalizar o local, que foi comprado pela cidade de Hutto. Ambas as estruturas foram seletivamente desconstruídas e reutilizadas para criar um único espaço ao ar livre de 600 metros quadrados para eventos públicos. O novo edifício é envolto em aço inoxidável perfurado que reflete o calor do sol do Texas durante o dia e oferece intrigante transparência à noite. A equipe de projeto conseguiu criar um espaço flexível para eventos públicos e privados que complementa desde funções programáticas como a biblioteca local e mercados de fazendeiros até feiras artesanais e recepções de casamento.

Grace Farms / SANAA
Escritório Associado: Handel Architects

Grace Farms / SANAA. Image © Iwan Baan

Grace Farms foi estabelecida com a ideia de que "o espaço se comunica" e pode inspirar as pessoas a colaborarem para o bem. Para realizar essa visão, a Grace Farms Foundation nomeou o SANAA para criar um edifício poroso, multifuncional, situado dentro de uma paisagem vasta que encorajaria as pessoas a se envolverem com a natureza, as artes, a justiça, a comunidade e a fé. O edifício emergiu como um novo tipo de espaço público que incorpora essas aspirações. Sua estrutura sinuosa é composta de 203 painéis de vidro curvados individualmente contendo cinco volumes: um santuário; biblioteca; refeitório; pavilhão; e um pátio parcialmente submerso.

Reva and David Logan Center for the Arts / Tod Williams Billie Tsien Architects
Escritório Associado: Holabird & Root

Reva and David Logan Center for the Arts / Tod Williams Billie Tsien Architects. Image © Tom Rossiter

Implantado na borda sul de Midway de Chicago, o Centro abriga a Universidade de Chicago de artes visuais, cinema, música e programas de teatro, finalmente unindo os programas sob um mesmo teto. O edifício é composto por uma torre de 10 andares e um embasamento adjacente de dois andares. Ambos são revestidos em calcário cortado em quatro metros de comprimento e dispostos como tijolos. O material ecoa o calcário encontrado nas estruturas neo-góticas da universidade, bem como a Robie House de Frank Lloyd Wright, também localizado no campus. Banhado em luz natural, o edifício menor é iluminado por claraboias viradas para o norte em seus muitos espaços criativos.

St. Ann's Warehouse / Marvel Architects

St. Ann's Warehouse / Marvel Architects. Image © David Sundberg/ESTO

Debaixo da Ponte do Brooklyn, Marvel Architects trouxe as ruínas de tijolo e argamassa do histórico Armazém de Tabaco de volta à vida, criando um novo espaço de teatro para o renomado St. Ann's Warehouse. Liderando uma equipe de Silman, Buro Happold e Charcoalblue, Marvel criou um ambiente acústico controlado usando materiais em estado natural - concreto, aço enegrecido, chapas de compensado. Com um truque respeitoso da mão, um telhado novo flutua sobre uma fita do tijolo de vidro contínuo. Adjacente ao teatro está um jardim trapezoidal projetado pelo paisagista Michael Van Valkenberg.

The Six Affordable Veteran Housing / Brooks + Scarpa

The Six Affordable Veteran Housing / Brooks + Scarpa. Image © Tara Wujcik

O SIX é um edifício habitacional de 52 unidades, LEED Platinum, a preços acessíveis e serviços de apoio para veteranos com deficiência. Localizado na área do parque de MacArthur em Los Angeles, onde há uma das densidades mais elevadas nos EUA. O SIX quebra o molde prescritivo do abrigo tradicional criando "zonas" públicas e privadas nas quais o espaço privado é desestimulado, em favor de grandes áreas públicas. A organização pretende transformar a maneira como as pessoas habitam - longe de um layout recluso e isolador, para espaços interativos e orientados para a comunidade.

Stanford University Central Energy Facility / ZGF Architects LLP

Stanford University Central Energy Facility / ZGF Architects. Image © Matthew Anderson

A Central Energy Facility é o coração do sistema de energia em transformação do campus da Universidade de Stanford, projetado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 68%. A peça central desta composição de grandes componentes industriais é um pátio central que gira em torno de um tanque de armazenamento térmico de água quente de 2,5 milhões de galões, evidenciando a missão da usina de energia. A arquitetura toma suas sugestões do rico patrimônio de Stanford: a arcada de Stanford é reimaginada como treliças fotovoltaicas; concretos coloridos integram-se ao calcário predominante; e as cores do aço corten sugerem os telhados de terracota que dão ao campus muito de seu caráter.

THREAD: Artists' Residency and Cultural Center / Toshiko Mori Architect

THREAD: Artists' Residency and Cultural Center / Toshiko Mori Architect. Image © Iwan Baan

Localizado na vila remota de Sinthian, Senegal, este projeto oferece vários programas para a comunidade, incluindo um espaço de encontro, centro de performances e residência para artistas visitantes. No projeto, uma transformação paramétrica do telhado inclinado tradicional inscreve uma série de pátios dentro da planta do edifício, ao mesmo tempo criando áreas sombreadas, polivalentes ao redor do perímetro do pátio. A inversão do telhado cria uma estratégia eficaz para a coleta e armazenamento de água da chuva, capaz de satisfazer necessidades substanciais de água doméstica e agrícola para a comunidade. Baseando-se exclusivamente em materiais e técnicas construtivas locais, a estrutura tradicional do edifício é formada principalmente de bambu e paredes de tijolo espaçadas que absorvem calor e promovem o fluxo de ar através do interior do edifício.

Yale Center for British Art Building Conservation Project / Knight Architecture

Yale Center for British Art Building Conservation Project / Knight Architecture. Image © Richard Caspole

Após quase quarenta anos de operação contínua, o Yale Center for British Art, projetado por Louis I. Kahn e vencedor do AIA's Twenty-Five Year Award, passou por pressões programáticas, infraestruturais e operacionais que ameaçaram degradar seu extraordinário caráter arquitetônico. O projeto de preservação plurianual renovou os acabamentos interiores que estavam antigos e desgastados; Foram melhorados os espaços de ensino; espaços potencializados para exposição, armazenamento e estudo da coleção crescente; e foram substituídos os sistemas vitais de construção que haviam chegado ao fim de sua vida prática.

2017 Institute Honor Awards para Arquitetura de Interiores

30 Rockefeller Plaza: 65th Floor, Rainbow Room, SixtyFive / Gabellini Sheppard Associates
Escritório Associado: Montroy Andersen DeMarco

30 Rockefeller Plaza: 65th Floor, Rainbow Room, SixtyFive / Gabellini Sheppard Associates. Image © Paul Warchol

Gabellini Sheppard Associates abriu um novo capítulo para a Rainbow Room de 1220 metros quadrados, no 65º andar, mesclando as necessidades contemporâneas com o projeto que reavivou o espírito original inspirado no Art Deco da sala e a notoriedade radiante de 1934. Na Rainbow Room, a revitalização da pista de dança rotativa, além dos panos de vidro hipnotizantes, o restauro do lustre e cúpula central, reforçam a grandeza moderna. No Bar SixtyFive, um teto com facetas composto por painéis de gesso reforçados com vidro ancora o espaço, reinterpretando a altura ao ar livre que a sala tinha.

General Motors Design Auditorium / SmithGroupJJR

General Motors Design Auditorium / SmithGroupJJR. Image © James Haefner Photography

Em 1956, a equipe de designers da General Motors mudou-se de Detroit para um novo espaço. O complexo, originalmente projetado por Eero Saarinen, tornou-se uma obra prima corporativa de planejamento e design. Para o SmithGroupJJR, a intenção geral do projeto era modernizar a instalação, mas fazê-lo de maneira consistente com os detalhes originais de Saarinen. As tecnologias de materiais, iluminação e áudio / visual progrediram drasticamente e o projeto está agora preparado para a General Motors restabelecer a relevância deste significativo espaço para a comunidade de design.

George Washington University, Milken Institute School of Public Health / Payette
Escritório Associado: Ayers Saint Gross

Milken Institute School of Public Health / Payette. Image © Robert Benson

Localizado no emblemático Washington Circle Park, no coração da capital do país, esta Escola de Saúde Pública é uma resposta rigorosa e inovadora ao terreno e programa. Com suas soluções mais sustentáveis, tão profundamente incorporadas como quase indistinguíveis, demonstra vivamente a relação simbiótica entre sustentabilidade e saúde pública. O átrio incomum do edifício, em que salas de aula e áreas de estudo têm vista para a cidade através de um trecho aberto de aberturas de chão, convida a exploração e descoberta. O edifício suporta um ambiente altamente eficaz de aprendizagem e interação que é igualmente memorável por sua intimidade e transparência.

In Situ / Aidlin Darling Design

In Situ / Aidlin Darling Design. Image © Matthew Millman

Localizado no recentemente reaberto Museu de Arte Moderna de São Francisco (SFMoMA), In Situ representa uma interseção única de arte, design, comida e comunidade. O restaurante apresenta uma coleção curada de inovadores cozinheiros de todo o mundo para tornar suas contribuições acessíveis para um maior envolvimento do público. Seu projeto opera em muitas escalas do urbano ao íntimo, e é pretendido abranger todos os sentidos com uma ênfase na tatilidade e acústica. O interior exposto do edifício fornece um pano de fundo para "artefatos" discretamente inseridos, que incluem arte comissionada, iluminação e mobiliários personalizados e um teto escultural de madeira.

Pinterest HQ / IwamotoScott Architecture with Brereton Architects

interest HQ / IwamotoScott Architecture with Brereton Architects. Image © Bruce Damonte

A nova sede da Pinterest inspira-se no redesenho da plataforma web da empresa - limpa, simples e intuitiva. Ocupa uma estrutura de concreto no distrito de SOMA que anteriormente abrigava uma fábrica da John Deer. Um aspecto fundamental do projeto estende o átrio existente até o térreo, conectando espacialmente os quatro andares. Uma grande escadaria ocupa este núcleo recém-ativado do edifício. O programa de espaço de trabalho é organizado como poroso, camadas concêntricas em torno do átrio e da escada, abrindo-se para a cidade no átrio do piso térreo, café, e "maker lab".

University of Massachusetts (UMass) Dartmouth, Claire T. Carney Library / designLAB architects
Escritório Associado: Austin Architects

University of Massachusetts Dartmouth, Claire T. Carney Library / designLAB Architects. Image © Jonathan Hillyer

Concebido em 1963 como uma comunidade utópica pelo arquiteto Paul Rudolph, o campus de UMass Dartmouth permanece um tour de force da exuberância arquitetônica e otimismo do final do século 20. A biblioteca de Claire T. Carney é a peça central da planta concêntrica do campus. A transformação do designLAB comemora a arquitetura histórica, ao mesmo tempo em que cria um ambiente de aprendizado de última geração, espaços de estudo de grupo aprimorados, um café, um espaço para palestras e uma nova sala de estar no campus. Inspirado pelas intenções de design originais de Rudolph, a renovação incluiu a reintrodução de uma vibrante paleta de cores, design gráfico arrojado e espaços sociais dinâmicos.

Writers Theatre / Studio Gang

Writers Theatre / Studio Gang. Image © Hedrich Blessing

Enquanto os requisitos funcionais dos locais de performance muitas vezes ditam volumes opacos, o Writers Theatre, de 3.300 metros quadrados é, em vez disso, uma âncora cultural transparente que abraça sua comunidade. Um átrio de pé-direito duplo oferece um espaço flexível para reuniões e performances, com portas de vidro que se abrem para o parque adjacente. Revestido em madeira talhada, a bilheteria e as entradas são tratados como mobiliários, integrados nos assentos flexíveis do átrio. Um caminho pendurado das treliças de madeira fornece um lugar de encontro ao ar livre antes, após, e entre as exposções. Os dois estágios são configurados para melhorar a intimidade para que o local seja conhecido por criar novas oportunidades para performances inovadoras.

Mais informações sobre o prêmio aqui.

Notícia e descrição de projetos via AIA.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Studio Gang e SANAA entre os premiados do AIA Honor Awards 2017" [Studio Gang, SANAA Among Winners of 2017 AIA Institute Honor Awards] 06 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804792/studio-gang-e-sanaa-entre-os-premiados-do-aia-honor-awards-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.