Peter Zumthor, entre o sossego e a sedução

Uma das principais motivações de Peter Zumthor em relação à sua própria obra consiste em propor o entendimento imediato do objeto construído, para atingir, através de um vislumbre, a sensibilidade emocional do observador. Em busca deste objetivo, Zumthor procura que as combinações de formas, materiais, cores e texturas se combinem no pensamento perceptivo, dando lugar à criação de ima atmosfera arquitetônica de identidade unívoca.

A partir desta ideia, o arquiteto manipula o desenho, perfilando sua anatomia, decidindo onde e quando deve influir ou não em um contexto determinado, e como deve expressar sua presença material nesse meio. A tensão que propõe entre o entorno e o objeto busca alcançar um sentido de lugar de maneira natural, sem que a imposição de massas altere o equilíbrio existente. Para isso, harmoniza as possibilidades cinemáticas dos elementos da arquitetura mediante sequências espaciais que criam situações de surpresa. 

Os quatro volumes que constituem o conjunto museográfico da mina de zinco seguem à risca estes cânones. Cada objeto parece levitar sobre a ladeira, seguindo um percurso proposto pelo terreno. Deste modo, Zumthor evita colocar um peso excessivo sobre a paisagem e, além disso, valoriza as ruínas arqueológicas da mina de Almannajuvet como o verdadeiro museu. 

Continue lendo aqui.

Sobre este autor
Cita: Gardinetti, Marcelo. "Peter Zumthor, entre o sossego e a sedução" [Zumthor, entre el sosiego y la seducción] 06 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804642/peter-zumthor-entre-o-sossego-e-a-seducao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.