O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Conheça os projetos portugueses que concorrem ao Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies van der Rohe Award

Conheça os projetos portugueses que concorrem ao Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies van der Rohe Award

Conheça os projetos portugueses que concorrem ao Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies van der Rohe Award

Esta semana publicamos que a Comissão Europeia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram as 40 obras selecionadas que concorrerão ao Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies Van Der Rohe Award. O júri escolheu a partir dos 356 projetos indicados, e a lista destaca as oportunidades e as tendências no território europeu atual: cidades, habitação, patrimônio e memória. Os cinco finalistas serão anunciados em meados de fevereiro e o vencedor e o arquiteto emergente em meados de maio.

Entre os selecionados, há quatro projetos de arquitetos portugueses, com uma Residência, dois Museus e um Edifício Institucional.

Conheça mais sobre cada um dos projetos, a seguir:

Casa em Oeiras / Pedro Domingos arquitectos

© João Carmo Simões
© João Carmo Simões

Arquitetos: Pedro Domingos arquitectos
Localização: R. Santo António 36B, 2780-164 Oeiras, Portugal
Autor: Pedro Domingos
Área: 220 m²
Ano do projeto: 2015

Trecho do Memorial: A casa desenvolve-se em torno do pátio através de um percurso, desde as áreas comuns a sul/nascente, até aos espaços mais privados a norte.  A casa é desenhada como um único espaço, sem portas onde os limites se vão ajustando em função da sua altura, luz e sombra de forma a definir a sua vocação. O pátio central é o único espaço autônomo, em que o limite físico é preciso e delimitado.

Museu de Artes, Arquitetura e Tecnologia / AL_A

© Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Arquitetos: AL_A
Localização: Av. Brasília, 1300-598 Lisboa, Portugal
Autora: Amanda Levete
Ano do projeto: 2016

Trecho do Memorial: O novo edifício é a peça central do masterplan da Fundação EDP para um campus de artes que inclui a estação de energia Central Tejo. Compondo a estrutura na paisagem, o Kunsthalle é projetado para permitir que os visitantes caminhem sobre, sob e através do edifício que fica debaixo de um arco suavemente expresso - uma das formas mais antigas da arquitetura ocidental. A coberta se torna um espaço ao ar livre, uma reconexão física e conceitual do rio com o coração da cidade - onde os visitantes podem afastar-se do rio e desfrutar da vista da paisagem urbana e, à noite, assistir a um filme com Lisboa como plano de fundo. Com base na rica tradição de artesanatos e cerâmica de Portugal, a crepitação tridimensional de azulejos articulam a fachada e produzem uma superfície complexa que dá leituras mutáveis da água, luz e sombra.

Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso / Álvaro Siza Vieira

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Arquitetos: Álvaro Siza Vieira
Localização: Chaves, Portugal
Área: 2768.0 m²
Ano do projeto: 2015

Trecho do Memorial: A solução encontrada, não existindo outro local apropriado na zona urbana, foi a de elevar o piso único do edifício por meio de uma série de lâminas estruturais perpendiculares ao rio. O acesso direto estará garantido por uma ligeira rampa, a partir de uma cota já não inundável. Os dois espaços expositivos fundamentais desenvolvem-se paralelamente, sendo um iluminado por lanternim contínuo e o outro aberto ao rio. O programa da Fundação inclui duas oficinas, uma delas à espera de uma presença privilegiada: Nadir Afonso. O piso único do edifício da Fundação assentará em plataforma de betão à cota 351,50, apoiada em muros perpendiculares ao rio, a fim de não estar sujeito a uma eventual inundação. Não é de excluir o risco de uma cheia excepcional. A diferença de cota entre o arruamento a noroeste e o terreno natural será vencida por talude de suave pendente.

Sede EDP / AIRES MATEUS

© Juan Rodriguez
© Juan Rodriguez

Arquitetos: Aires Mateus
Localização: Av. 24 de Julho, Lisboa, Portugal
Autores: Manuel Aires Mateus, Francisco Aires Mateus
Área: 46222.0 m²
Ano do projeto: 2015

Trecho do Memorial: O legado desenhou o gesto fundativo. O passado longínquo da cidade, ou a história deste aterro conquistado à água, ditaram a implantação destes corpos perpendiculares ao rio. Aprisionando-se uma praça, espaço público, e uma “massa” de ar que significa o edifício. Desenha-se a partir de elementos verticais; modulação, estrutura, infraestrutura, proteção solar, resolve todo o edifício. Perfis variáveis modelam-se subtilmente num desenho de um relevo suave e continuo, onde planos se insinuam de forma delicada. Desenho mutável varia com a luz, penumbra ou sombra e com um ponto de vista que a encontra mais proeminente ou mais plana, de mais opaca e misteriosa, a mais transparente e reveladora da a vida pulsante no seu interior. O gesto, resolve o projeto, protegendo espaços de trabalho com pátios na vertical e funções públicas na praça horizontal.

Os cinco finalistas serão anunciados em meados de fevereiro e o vencedor e o arquiteto emergente em meados de maio.

40 Projetos selecionados para o Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies van der Rohe Award

Sobre este autor
Eduardo Souza
Autor
Cita: Eduardo Souza. "Conheça os projetos portugueses que concorrem ao Prêmio Europeu de Arquitetura Contemporânea 2017 - Mies van der Rohe Award" 02 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804529/conheca-os-projetos-portugueses-que-concorrem-ao-premio-europeu-de-arquitetura-contemporanea-2017-mies-van-der-rohe-award> ISSN 0719-8906