Como o escritório RAAAF está redefinindo a preservação do patrimônio histórico

Este artigo foi originalmente publicado pela Metropolis Magazine como "'Hardcore Heritage': RAAAF Reveals Its Latest Experiment in Historical Preservation".

Na prática da preservação histórica, há muitas vezes a tentação de transformar um edifício em um objeto para exibição - meticulosamente restaurado, imutável, fisicamente isolado - a fim de removê-lo do fluxo da história. O estúdio multidisciplinar Rietveld-Architecture-Art-Affordances (RAAAF) de Amsterdã se opõe a este método de lidar com ruínas arquitetônicas. Em vez disso, propõe tornar a história tangível, alterando essas estruturas em decomposição de forma a tornar suas histórias visíveis. O escritório deu um nome a esta abordagem - "herança hardcore" [Hardcore Heritage].

Fundado e liderado por irmãos Ronald e Erik Rietveld, o RAAAF concluiu vários projetos que, juntos, formam uma espécie de manifesto construído para o patrimônio hardcore, com a próxima iteração prevista para 2018. O procedimento muda a cada projeto - há escavações, mas também eliminações - mas em todos os casos, o resultado final carrega-os com um novo significado especial. Nas palavras de Ronald, as obras tratam da "experiência espacial que desperta a imaginação".

Os primeiros sinais apareceram com Vacant NL, a instalação do estúdio para o pavilhão holandês na Bienal de Arquitetura de Veneza 2010, que catalogou milhares de propriedades vazias na Holanda. Os Rietvelds vêem essas estruturas dormentes como recursos a serem despertados e reutilizados - e seu projeto mais famoso mostra como pode ser feito.

Bunker 599, which cut a 19th-century concrete pillbox in half, sheds new light on Dutch and UNESCO policies on cultural heritage while making people look at their surroundings in a new way. Image © Allard Bovenberg

O Bunker 599, concebido com o Atelier de Lyon, tornou a equipe consciente dos vastos desafios na preservação das estruturas para que possam ser verdadeiramente reutilizadas, não apenas conservadas como peças de museu ou recicladas como chamarizes para o comércio. O projeto envolveu revitalizar um bunker de concreto cortando-o ao meio, transformando-o de um sólido inerte assentado na paisagem a algo que poderia ser percorrido e com o qual se poderia interagir. Mas abordagens experimentais como essas podem muitas vezes ser difíceis de concretizar, diz Ronald, porque as autoridades locais desconfiam delas como projetos para desviar fundos públicos: "Há uma falta de visão sobre esse assunto; as políticas relativas ao patrimônio são demasiado conservadoras ".

After Image shows the world below the Netherlands’ terrain, constructed on millions of pillars. RAAAF’s intervention reveals part of the exciting underworld of a former sugar silo, where uncovering the foundation of just one silo exposes an enormous concrete cathedral below ground. Image Cortesia de RAAAF

Nomeado monumento nacional holandês dois anos após ser inaugurado em 2010, o Bunker 599 felizmente abriu as portas para outras iniciativas semelhantes. Por exemplo, After Image, uma "floresta" escavada de pilares de concreto que ficam sob uma fábrica de açúcar demolida em Groningen, que deverá abrir em 2018.

Rendering of Deltawerk 1:1. Image Cortesia de RAAAF | Atelier de Lyon

E se os renders já são impressionantes, o mais recente trabalho do RAAF eleva estas abordagens a outro nível. Deltawerk 1: 1 adapta outro monumento nacional holandês: uma parte do antigo laboratório holandês de hidrodinâmica em Waterloopbos, que uma vez testou modelos de uma contra uma de defesas de água engenharia. Agora desocupado, RAAAF e Atelier de Lyon propõem escavar a estrutura de concreto de 245 metros de comprimento para revelar completamente seu enorme volume.

Rendering of Deltawerk 1:1. Image Cortesia de RAAAF | Atelier de Lyon

A etapa final do projeto envolve cortar painéis das paredes do tanque e rotacioná-los em 90 graus. Seu tamanho enorme e posições precárias lembram imagens de objetos aparentemente robustos e monumentais erodidos pelo vento, tempestades, inundações e ondas. À medida que as estações mudam, a luz do dia irá destacar diferentes facetas da estrutura, mesmo que seu uso original se torne cada vez mais esquecido. Ronald espera que ele "abra maneiras de interpretar a história para o futuro, ao invés de apenas contar histórias do passado".

Os designers estão analisando como sua abordagem única em relação à preservação pode ser adotada em outros lugares além dos Países Baixos, onde eles teriam maiores oportunidades de gerar algo novo a partir do velho. Esse é o próximo passo urgente, diz Ronald. "A preservação por si só não nos leva mais adiante no futuro. Precisamos de novas perspectivas radicais."

RAAAF and Atelier de Lyon Reveal a Monumental Tribute to the Dutch Delta Works in Waterloopbos

See more of the Deltawerk 1:1 project here.

Sobre este autor
Cita: AJ Artemel. "Como o escritório RAAAF está redefinindo a preservação do patrimônio histórico" 02 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804363/como-o-escritorio-raaaf-esta-redefinindo-a-preservacao-do-patrimonio-historico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.