Eixo central de Lisboa é renovado com espaços para pedestres e ciclistas

Lisboa inaugurou, há pouco mais de uma semana, a grande obra de requalificação do eixo central da cidade, com a criação de novos espaços verdes, ciclovias, ampliação das calçadas e a consequente redução de pistas para os automóveis na região conhecida como zona do Saldanha.

O projeto custou 7,5 milhões de euros, valor menor do que os 9,4 milhões de euros avaliados na licitação, explica o responsável pelo urbanismo da Câmara de Lisboa, Manuel Salgado. O prazo de execução também foi menor do que esperado e baixou de um ano para nove meses.

O projeto integra o programa “Uma praça em cada bairro” que prevê intervenções em 30 pontos da cidade, sobretudo praças, mas também jardins e avenidas.

Espaço inaugurado com a presença da população. Image © Câmara de Lisboa/ Divulgação

"Temos hoje um espaço diferente, com passeios muito mais largos, com mais setecentas e cinquenta árvores plantadas, com passeios próprios para pessoas com mobilidade reduzida, mais de 400 faixas de pedestres, mais esplanadas e mais fruição do espaço público", explicou Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa.

A requalificação destes 30 locais integra o conceito Lisboa Cidade de Bairros e tem o objetivo estratégico de "melhorar a acessibilidade e circulação de pedestres, de forma a constituir uma rede de espaços caminháveis contínua, segura, eficaz, multifuncional e de acesso universal", completou Medina.

Via Mobilize

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Eixo central de Lisboa é renovado com espaços para pedestres e ciclistas" 31 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804317/eixo-central-de-lisboa-e-renovado-com-espacos-para-pedestres-e-ciclistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.