Clássicos da Arquitetura: Paróquia Santa María de Guadalupe / Claudio Caveri

Projeto do arquiteto Claudio Caveri, o edifício de esquina entre a rua Molina Campos e a Avenida Victoria -inseridas na malha urbana quadriculada da Área Metropolitana de Buenos Aires-, manteve ativas certas reflexões sobre a busca de uma uma identidade local que fizesse frente à arquitetura moderna internacional no contexto argentino da década de 60.

A paróquia Santa María de Guadalupe difere, no partido, das outras construções ao seu redor. Com a conclusão de sua construção em 1967, reflete certas características de sua obra antecessora -A igreja de Fátima- que confere uma forma diferente de conceder a arquitetura argentina e é a base expoente do estilo "casablanquismo".

Clássicos da Arquitetura: Paróquia Santa María de Guadalupe / Claudio Caveri - Mais Imagens+ 8

© Luciano Siffredi

A proposta -e o estilo das Casas Blancas- resgata algumas particularidades das capelas do noroeste argentino. A cor branca de sua superfície, sua cobertura de cor avermelhada, as arcadas, a materialidade e o tratamento da luz interior que estabelece um ambiente que difere do lado exterior.

© Luciano Siffredi

A estrutura evidencia e conforma o espaço interno. Configura uma morfologia geral que evidencia uma atenção à diferença de altura e superfícies -dependente do programa próprio de uma paróquia- que também concebe como uma diferente forma de interação, com base na centralidade da comunidade.

© Luciano Siffredi

O acesso sinuoso e um espaço distinto manifestado com uma luz âmbar propõe uma atmosfera diferente. É reflexo da necessidade de movimentar-se e conectar-se com outro plano, próprio dos objetivos da arte. Os materiais, técnicas e tratamentos austeros conferem uma forma de proceder em relação a uma arquitetura que tem como finalidade responder a uma expressão de identidade argentina.

© Luciano Siffredi

A resposta da proposta do arquiteto Claudio Caveri é uma atitude crítica da modernidade internacional, e permite -como possibilidade teórica- uma postura, todavia vigente, que constrói uma dimensão própria da cultura arquitetônica arraigada no contexto argentino e latino-americano.

Planta Baixa. Imagem via Taller AVB

Referências:
ROBERTO FERNANDEZ, Las casas blancas: apuntes sobre una tentativa de arquitectura nacional, IAA FADU UBA, 1988
A.V. BONONATO, Claudio Caveri: Maestros de la Arquitectura Argentina, Ed. Clarín ARQ-IAA FADU UBA, 2014.
CANAL ENCUENTRO, Arquitectos. Maestros del espacio - Claudio Caveri

Imagens cortesia de Taller AVB - FADU - UBA

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Molina Campos 301-399, B1744NOG Moreno, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Dejtiar, Fabian. "Clássicos da Arquitetura: Paróquia Santa María de Guadalupe / Claudio Caveri" [Clásicos de Arquitectura: Parroquia Santa María de Guadalupe / Claudio Caveri] 19 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803593/classicos-da-arquitetura-paroquia-santa-maria-de-guadalupe-claudio-caveri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.