Margareth Rago: Inventar outros espaços

Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam mais um vídeo do acervo Baú da Escola, desta vez, a professora Margareth Rago abordou as heterotopias e a cidade, e em como pensar em outros espaços. O assunto foi abordado por meio do pensamento do filósofo Michel Foucault, que percorre diversos espaços percebendo e categorizando suas multiplicidades, demonstrando os diversos tipos de heterotopias.

O discurso sobre a cidade panóptica aborda como as cidades adotaram esse modelo de vigilância e como o tempo livre acaba sendo comprometido por os controles da cidade vigiada, e como agentes se colocam como heterotopias ao se negarem a esse padrão e proporem novas estruturas de cidade.

"Os anarquistas criticaram a cidade disciplinar, a prisão que os industriais vendiam como liberdade." - Margareth Rago

Margareth Rago é historiadora e professora titular do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do IFCH da UNICAMP; professora-visitante na Columbia University, NY, entre 2010-2011 e no Connecticut College (EUA), entre 1995/1996; diretora do Arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP em 2000. Publicou “Do Cabaré ao Lar. A utopia da cidade disciplinar e a resistência anarquista” (Paz e Terra); “Os Prazeres da Noite. Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo, 1890-1930” (Paz e Terra); “Entre a História e a Liberdade: LuceFabbri e o Anarquismo Contemporâneo” (UNESP); “Foucault, o Anarquismo e a História” (Achiamé). Com a Dra. Tânia N. Swain e Dra. Marie France Dépêche, edita a revista feminista digital Labrys, estudos feministas (Labrys, études féministes); com o Dr. Pedro Paulo Funari, edita a revista digital AULAS da UNICAMP.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Margareth Rago: Inventar outros espaços" 11 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802806/margareth-rago-inventar-outros-espacos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.