"Cubo de Totora" no Equador: fortalecendo a identidade local com um projeto flexível

Desenvolvido pelos arquitetos do Archquid think-act tank, em parceria com a comunidade indígena e outras instituições da freguesia de San Rafael de la Laguna (Otavalo, Equador), este projeto gira em torno da pesquisa material da totora, implicando o entendimento profundo da arte e ofício com que têm sido trabalhadas estas fibras deses dos tempos incas.

O resultado é uma estrutura experimental que, além de promover o artesanato local e estimular a consciência sobre sua própria cultura, apresenta um alto grau de flexibilidade que permite o funcionamento de diferentes programas. 

"Cubo de Totora" no Equador: fortalecendo a identidade local com um projeto flexível - Imagem 4 de 25"Cubo de Totora" no Equador: fortalecendo a identidade local com um projeto flexível - Imagem 5 de 25"Cubo de Totora" no Equador: fortalecendo a identidade local com um projeto flexível - Imagem 6 de 25"Cubo de Totora" no Equador: fortalecendo a identidade local com um projeto flexível - Imagem 7 de 25Cubo de Totora no Equador: fortalecendo a identidade local com um projeto flexível - Mais Imagens+ 20

Dos arquitetos: O "Cubo de Totora" é claramente um objeto definível: a vista que se obtém do caminho adjacente e sua morfologia e materialidade tornam evidentes suas qualidades como objeto, indo além dos limites da ideia do "programa arquitetônico".

"Cubo de Totora" no Equador: fortalecendo a identidade local com um projeto flexível - Imagem 9 de 25
Cortesia de Archquid / Federico Lerner

Foi criado um módulo experimental de 3 metros de lado, com 9 painéis em cada uma de suas faces, conformando o que pode ser visto como um catálogo vivencial dos diferentes tecidos trabalhados pelos artesãos. Foi empregada uma morfologia simples e pura, resignificada desde o material, onde foram exploradas certas qualidades técnicas, estruturais e expressivas. 

"Cubo de Totora" no Equador: fortalecendo a identidade local com um projeto flexível - Imagem 8 de 25
Cortesia de Archquid / Federico Lerner

Arquitetos: Archquid think-act tank
Diretor: Federico Lerner
Localização: San Rafael de la Laguna, Imbabura, Otavalo, Equador
Colaboradores: Equipo Archquid / Arq. Andrés Fuentes (Coordenador no Equador), Arq. Victoria Jones, Arq. Oscar Jara, Arq. Mercedes Mena
Ano: 2016
Construção: Archquid, Totora Sisa y mingas locales
Fotografias: Federico Lerner y ARCHQUID
Agradecimentos: Município de Otavalo, Prefeitura de Imbabura, artesãos locais

"Cubo de Totora" no Equador: fortalecendo a identidade local com um projeto flexível - Imagem 12 de 25
Cortesia de Archquid / Federico Lerner

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. ""Cubo de Totora" no Equador: fortalecendo a identidade local com um projeto flexível" 03 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802567/cubo-de-totora-no-equador-fortalecendo-a-identidade-local-com-um-projeto-flexivel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.