O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. IPHAN conclui restauro de igreja do século XVI em Vila Velha

IPHAN conclui restauro de igreja do século XVI em Vila Velha

IPHAN conclui restauro de igreja do século XVI em Vila Velha
IPHAN conclui restauro de igreja do século XVI em Vila Velha, Igreja Nossa Senhora do Rosário - Vila Velha (ES). Image © Gabriel de Andrade Fernandes, via Flickr. Licença CC BY-SA 2.0
Igreja Nossa Senhora do Rosário - Vila Velha (ES). Image © Gabriel de Andrade Fernandes, via Flickr. Licença CC BY-SA 2.0

Mais um Patrimônio Cultural do Brasil foi devolvido à sociedade totalmente restaurado. No dia 18 de dezembro, a comunidade de Vila Velha (ES) recebeu a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, após quase um ano de obras, realizadas pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal e a Vale. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Espírito Santo (Iphan-ES) fez o acompanhamento técnico em todo o processo, desde a elaboração do projeto até a execução das obras no monumento, tombado pelo Iphan em 1950.

Durante os trabalhos, foram realizados reparos na estrutura, tratamento de reboco, adaptações de acessibilidade, recuperação de adornos e elementos decorativos. A comunidade também poderá conferir o resgate histórico das pinturas artísticas, o retorno do coro em estrutura de madeira, além de uma reforma completa no telhado da igreja.

Um bem precioso para a história do país

Considerada a mais antiga do Brasil em funcionamento, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é reconhecida como um símbolo da colonização do solo espírito-santense. Com uma singela estrutura original, foi erguida logo após o desembarque do primeiro donatário do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, em 1535.

Ainda no século XVII, sua estrutura principal sofreu intervenção após um colapso, sendo edificada com alvenaria estrutural em pedras e coberta por telhas capa-canal de barro. Em documentos históricos, após a visita de D. Pedro II à província do Espírito Santo, em 1860, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é citada no relatado do estado de abandono e penúria da paróquia, recebendo doação de recurso do imperador para sua manutenção e reforma.

Em 1908 foram instalados os altares atuais e em 1912, com a implantação da linha de bonde no entorno da edificação, a estrutura foi reforçada. Na década de 1980 a Igreja do Rosário sofreu a intervenção mais impactante, quando foram removidos componentes originais, como toda a estrutura de madeira do coro que foi subtituída uma nova em concreto armado.

Via IPHAN

Cita: Romullo Baratto. "IPHAN conclui restauro de igreja do século XVI em Vila Velha" 08 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802559/iphan-conclui-restauro-de-igreja-do-seculo-xvi-em-vila-velha> ISSN 0719-8906