Papel-moeda norueguês desenhado pelo Snøhetta entram em circulação em 2017

Papel-moeda norueguês desenhado pelo Snøhetta entram em circulação em 2017
Verso da nota de 100 coroas. Cortesia de Snøhetta

Em 2014, o escritório Snøhetta foi anunciado como um dos dois vencedores de um concurso para desenhar o novo papel-moeda para o Banco Norueguês. Agora, após dois anos de desenvolvimento, as primeiras notas foram impressas e estão prontas para entrar em circulação.

Para a ocasião, o Banco da Noruega divulgou uma série de vídeos explicando o processo de projeto e produção. Assista a seguir.

Cortesia de Snøhetta

As notas novas seguem o tema escolhido -- "O Mar" -- , com as frentes trazendo imagens realísticas de cenas náuticas, concebidas pelos estúdios Metric Design e Terje Tønnessen, e os versos trazendo os motivos pixelados criados pelo Snøhetta.

"Intitulado 'A beleza das fronteiras', o projeto celebra a costa do país como um elemento fundamental de sua identidade, herança e indústrias. O padrão cúbico constrói a costa, o horizonte e o motivo; assim como os seres humanos constroem nossas sociedades na costa ", explicam os arquitetos em um comunicado de imprensa.

Frente da nota de 100 coroas. Imagem © The Metric System

A nova moeda será lançada em várias etapas, começando com as notas de 100 e 200 coroas em 30 de maio de 2017. As notas de 50 e 500 coroas seguirão aproximadamente um ano depois, e a nota de 1000 coroas será lançada em 2019. Dado o complexo processo de produção, estas datas estão sujeitas a potenciais atrasos.

Saiba mais sobre o desenho das notas nesta série de quatro vídeos produzida pelo Banco da Noruega, com entrevistas com os designers Henrik Haugan e Moa Nordahl, do Snøhetta (na parte 3):

Parte 1: Por que precisamos de novas notas?

Part 2: Por que "o mar" foi escolhido como tema das novas cédulas?

Part 3: O que está por trás da escolha dos motivos das novas notas?

Part 4: O longo caminho entre as propostas de desenho até as notas oficiais.

Saiba mais sobre as notas aqui.

Via Snøhetta, Norges Bank.

Snøhetta Designs New Banknotes for Norway

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Papel-moeda norueguês desenhado pelo Snøhetta entram em circulação em 2017" [Snøhetta-Designed Norwegian Banknotes to Go into Circulation in 2017] 29 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802317/papel-moeda-noruegues-desenhado-pelo-snohetta-entram-em-circulacao-em-2017> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.