Chamada de Trabalhos - Revista Arquitetas Invisíveis #2

A revista e o site Arquitetas Invisíveis nasceram da vontade de compartilhar conhecimento e reflexões, além de contribuir para o avanço das discussões de gênero no campo da arquitetura e áreas relacionadas. É uma forma de dar oportunidade para a divulgação de trabalhos que abordam o tema de gênero na arquitetura, sendo aberto também a trocas disciplinares, acolhendo contribuições de campos diversos, dentre os quais a História, a Geografia, a Sociologia, a Antropologia, as Artes, a Psicologia, entre outros.

A cada ano uma nova edição da Revista Arquitetas Invisíveis oferecerá oportunidades importantes para trocas entre pesquisadores do Brasil e também do exterior, por isso a Revista é bilíngue. O estreitamento dessas relações colabora para o intercâmbio entre diferentes grupos e regiões, o fomento de pesquisas conjuntas e publicações coletivas, consolidando o papel da mulher na história da arquitetura e do urbanismo e os núcleos de estudo nessa área.

Você pode colaborar com a próxima edição, saiba mais a seguir.

Pesquisadores, estudantes, professores, artistas, arquitetas/os, urbanistas, ativistas, enfim, qualquer pessoa interessada nas reflexões que relacionam a arquitetura em suas mais diversas escalas com a questão de gênero, nos mais variados campos disciplinares podem participar e enviar seu trabalho -  artigos, resumos, opiniões, notícias, charges, desenhos, poesias, crônicas, cartas, colagens, entre outros. 

A segunda edição da Revista, que cujo tema é “Nas Sombras”, dará destaque para trabalhos que tragam reflexões sobre as mulheres que tiveram sua produção invisibilizada por atuarem em parceria com homens. Infelizmente, muitas arquitetas de altíssima qualidade sofreram as nefastas consequências da estrutura social misógina na qual estavam inseridas. Mesmo atuando de maneira substancial e brilhante, raramente galgaram os méritos de seus feitos, muitas vezes concedidos a um arquiteto, por este ser homem. Entre elas, algumas tiveram seus trabalhos legados ao segundo plano devido à ascensão de seus colegas de trabalho, como Aino Aalto, Eileen Gray, Ray Eames e Charlotte Perriand. Outras sofreram mais com as consequências de reviravoltas políticas, como Lilly Reich. Já Marion Mahony Griffin, além de sua colaboração (não reconhecida) com Frank Lloyd Wright, foi uma grande desenhista e ilustradora do estilo da Pradaria, além do projeto para a cidade de Canberra na Austrália. Entre elas, porém, o caso mais conhecido é o de Denise Scott Brown, cujo mérito de sua obra foi ignorado de forma ostensiva, enquanto seu marido recebeu o Prêmio Pritzker sozinho por uma trajetória que, na realidade, foi notoriamente colaborativa.

Arquitetas Invisíveis apresentam 48 mulheres na arquitetura: "Nas Sombras"

As sessões temáticas propostas visam cingir diversas pesquisas e, ao mesmo tempo, delimitar possíveis âmbitos de interlocução entre elas, dando continuidade aos propósitos que fundamentaram a criação da Revista. Porém, a equipe editorial também irá selecionar trabalhos que não se encaixam na temática central, desde que estejam relacionados com a questão de gênero ou da produção feminina ou sejam considerados relevantes para o debate.

Atente-se para as poucas regras existentes:

  • Para textos, o limite é de 2500 palavras e o trabalho deve ser enviado em formato editável (word). Para imagens o material deve ser digitalizado e enviado com a resolução mínima de 300 dpi e dimensão mínima de 10x10cm, em uma das seguintes extensões: PDF, JPEG ou PNG.
  • Você pode mandar fotos que tenha tirado ou imagens autorais. Mas não vale mandar imagens de Google ou outras fontes de pesquisa, a não ser que seja uma imagem livre de direitos autorais.

Para se inscrever o candidato deverá preencher o formulário de inscrição e o termo de autorização e encaminhá-los, junto com o seu trabalho para o e-mail arquitetasinvisiveis@gmail.com. Cada e-mail com inscrição deve conter apenas um trabalho (com seus respectivos anexos), mas não há limite de trabalhos por grupo e/ou pessoa. O e-mail deve conter no assunto a identificação do edital, seguido do título do trabalho, exemplo: “Edital 2016 – A história de Denise Scott Brown”.

A data limite para os envios é dia 22 de janeiro de 2017.

Cortesia de Arquitetas Invisíveis

________
A Revista Arquitetas Invisíveis Pioneiras pode ser adquirida através de um depósito ou transferência de R$45,00. Esse valor inclui a taxa de entrega. Para pedir a sua basta mandar um e-mail para arquitetasinvisiveis@gmail.com pedindo as informações para o pagamento que nós responderemos com mais informações. Se você mora em São Paulo, pode comprar a revista na sede do SASP - Rua Araújo, 216 - República Piso intermediário - por R$40,00. Todo o dinheiro arrecadado pelo coletivo será investido na Revista. Arquitetas invisíveis é um coletivo sem fins lucrativos.

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Chamada de Trabalhos - Revista Arquitetas Invisíveis #2" 21 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802008/chamada-de-trabalhos-revista-arquitetas-invisiveis-number-2> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.