BIG e BARCODE vencem concurso para Habitação em Amsterdam

BIG e Barcode Architects foram selecionados como a equipe vencedora em um concurso para projetar um novo edifício de uso misto no distrito emergente de IJburg Steigereiland em Amsterdam. Conhecido como Sluishuis (Lock House), o edifício servirá como um novo ícone que liga o bairro ao centro histórico, ofertando 380 residências de energia zero, 4.000 metros quadrados de espaço comercial e público e uma marina com espaço para até 30 casas flutuantes.

BIG e BARCODE vencem concurso para Habitação em Amsterdam - Mais Imagens+ 14

© BIG / Barcode Architects

O projeto vencedor assume a forma de uma clássica tipologia de pátio europeu, adaptada à paisagem de Amsterdam e ao complexo contexto do local, perto de grandes infraestruturas e empreendimentos urbanos de pequena escala. Para a água, o canto do edifício levanta-se para trazer a luz do dia e vistas para apartamentos internos e permitir embarcações para adentrar no complexo. A partir deste pico, uma cascata de terraços cria uma transição da escala da paisagem urbana para o seu ambiente em pequena escala.

© BIG / Barcode Architects

"Tendo passado meus anos de formação como arquiteto na Holanda no fim do século 20, parece um regresso à casa contribuir para a arquitetura da cidade que eu amei e admirei por tanto tempo", disse Bjarke Ingels, sócio fundador da BIG.

"O Sluishuis é concebido como uma quadra do centro de Amsterdam que flutua no lago IJ, completo com todos os aspectos da vida da cidade. Para a cidade, o edifício pátio ajoelha-se para convidar os visitantes a subirem na sua cobertura e desfrutar da vista panorâmica dos novos bairros no IJ. Em direção à água, o edifício sobe do rio, abrindo um portão gigantesco para os navios entrarem e ancorarem no porto. Um edifício dentro do porto, com um porto dentro do edifício."

© BIG / Barcode Architects
© BIG / Barcode Architects

Ao redor da edificação, um passeio de vegetação conecta um arquipélago de elementos do programa público, incluindo pontos de amarração para casas flutuantes, uma escola de vela e jardins flutuantes. O percurso dá voltas para se conectar a uma passagem pública subindo os terraços da cobertura do edifício, levando à plataforma de observação da comunidade no pico do prédio.

"Tentamos projetar uma edificação com uma perspectiva surpreendentemente mutante e um caráter contemporâneo único, que reflete a identidade dos futuros moradores e todos os usuários de Sluishuis", explicou Barcode arquitetos sócio Dirk Peters.

© BIG / Barcode Architects

O projeto foi elogiado pelo júri da concorrência pelos seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade, que visam aumentar a sustentabilidade social, "reduzindo o impacto ambiental durante a fase de construção, limitando as emissões totais de CO2 e utilizando recursos renováveis em todo o edifício".

"O ambiente urbano mundialmente famoso de Amsterdam foi criado pela fusão da água e da cidade", disse Andreas Klok Pedersen, sócio do BIG. "O novo Sluishuis nasce do mesmo DNA, mesclando a água e os blocos perimetrais, ampliando as possibilidades de formas de vida urbana em torno do IJ".

Notícia via BIG.

© BIG / Barcode Architects
© BIG / Barcode Architects
© BIG / Barcode Architects
© BIG / Barcode Architects
© BIG / Barcode Architects
© BIG / Barcode Architects
© BIG / Barcode Architects
© BIG / Barcode Architects
© BIG / Barcode Architects
© BIG / Barcode Architects
  • Arquitetos

  • Localização

    Steigereiland, Holanda
  • Arquitetos Responsáveis

    Bjarke Ingels, Andreas Klok Pedersen
  • Líder de Projeto

    Dimitrie Grigorescu
  • Gerente de Projeto

    Birgitte Villadsen
  • Equipe BIG

    Justyna Mydlak, Nina Vuga, Santtu Johannes Hyvärinen, Jonas Aarsø Larsen, Kirsty Badenoch, Vinish Sethi, Yannick Macken, Ulla Hornsyld, Brage Mæhle Hult, Sebastian Liszka, Sabine Kokina
  • Equipe Barcode

    Dirk Peters, Caro van de Venne, Robbert Peters, Jakub Pakos, Cristobal Middleton, Mojca Bek, Emiliya Stancheva, Egidijus Kasakaitis
  • Colaboradores

    BARCODE Architects, BOSCH SLABBERS, ABT, VAN ROSSUM, BURO BOUWFYSICA, KLIMAATGARANT, BIG Ideas
  • Cliente

    VORM, BESIX
  • Aluguel de Apartamentos

    MN Services
  • Área

    46.000 m²
  • Fotografias

    BIG / Barcode Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Steigereiland, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Lynch, Patrick. "BIG e BARCODE vencem concurso para Habitação em Amsterdam" [BIG and BARCODE Win Competition for the Sluishuis Housing Development in Amsterdam] 26 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801991/big-e-barcode-vencem-concurso-para-habitacao-em-amsterdam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.