Proposta de transformação do famoso Edifício España em cidade de férias

O projeto de conclusão de curso da espanhola Andrea González é uma proposta para recuperar um dos edifícios mais emblemáticos de Madri: o Edifício España. A arquiteta analisa primeiramente o conceito de "levantinismo", que, segundo ela, significa a tendência a suspender as regras que regem o território no momento em que era comum aos espanhóis possuírem uma segunda casa.

"A área levantinista parece ser capaz de materializar as mitologias, os sonhos e delírios, modificando as relações entre as pessoas e das pessoas com a arquitetura e os usos dos espaços urbanos convencionais [...] O levantinismo é otimista, selvagem e sem preconceitos. O levantinismo produz inovação", explica González em seu memorial de projeto. 

Proposta de transformação do famoso Edifício España em cidade de férias - Mais Imagens+ 9

Sob este conceito, a arquiteta espanhola estabelece quatro métodos para apoiar seu raciocínio que a levaram a estabelecer uma estratégia de reconversão. A autora afirma que se o levantinismo é real, então seria possível levantinizar algo oriundo de uma narrativa completamente alheia, como o Edifício Espanha, atualmente abandonado e centro de uma ampla disputa entre investidores e a Prefeitura de Madri a respeito de seu futuro.

A proposta de González é uma solução que vai além de uma simples recuperação, já que retoma o programa histórico do local, acrescentando uma dimensão teórica ligada ao conceito de levantinismo; uma proposta dedicada "ao prazer, ao desfrute do corpo, ao hedonismo e ao luxo."

Cortesia de Andrea Gonzalez
Cortesia de Andrea Gonzalez
Cortesia de Andrea Gonzalez
Cortesia de Andrea Gonzalez
Cortesia de Andrea Gonzalez
Cortesia de Andrea Gonzalez

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rodríguez Melgar, Ana. "Proposta de transformação do famoso Edifício España em cidade de férias" [PFC: proponen convertir el Edificio España en una ciudad de vacaciones] 14 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801312/proposta-de-transformacao-do-famoso-edificio-espana-em-cidade-de-ferias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.