O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. "Armando Casas": um jogo educativo que introduz estratégias para a autoconstrução de moradias

"Armando Casas": um jogo educativo que introduz estratégias para a autoconstrução de moradias

"Armando Casas": um jogo educativo que introduz estratégias para a autoconstrução de moradias
"Armando Casas": um jogo educativo que introduz estratégias para a autoconstrução de moradias, © Pamela Daryl Hernández​
© Pamela Daryl Hernández​

No último final de semana foi encerrada a Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, e após 6 meses da exposição mais importante de arquitetura onde o México teve uma extensa representação, compilamos uma série de artigos que nos aproximam da arquitetura social realizada no país e queremos apresentar uma das equipes selecionadas que fizeram parte do pavilhão mexicano. Armando Casas é dirigido pelos arquitetos Roberto Rodríguez e Ximena Davis, que trabalham com famílias em bairros marginalizados de Cuernavaca. Seu trabalho é uma estratégia efetiva de comunicação de conhecimentos especializados para que famílias possam construir suas próprias casas.

© Pamela Daryl Hernández​ © Pamela Daryl Hernández​ © Pamela Daryl Hernández​ © Pamela Daryl Hernández​ + 11

O jogo

Rodrígues e Davis chamaram seu projeto de Armando Casas. Trata-se de um jogo educativo que pode ser usado, tanto por crianças, quanto por adultos. Suas peças de acrílico mostram como se integram os diferentes elementos estruturais e espaciais, e oferece estratégias para facilitar a autoconstrução progressiva de uma residência. Armando Casas foi desenvolvido em oficinas participativas com famílias que vivem em torno das vias de trem de Ahuehuetitla, Cuernavaca. Os arquitetos - os mais jovens entre os que fazem parte do pavilhão - iniciaram o projeto como estudantes da Universidade La Salle Cuernavaca.

© Pamela Daryl Hernández​
© Pamela Daryl Hernández​

As crianças que participam das oficinas realizam reflexões sobre as diversas maneiras para a tomada de forma do espaço construído. Para os adultos, as oficinas são espaços para o desenvolvimento de estratégias de planejamento do futuro da construção de casas para suas famílias.

© Pamela Daryl Hernández​
© Pamela Daryl Hernández​

Fontes do projeto

Armando Casas incorpora conhecimentos de autoconstrução das pessoas que participam das oficinas. Trata-se de uma ferramenta que surge de um contexto específico, e pode, assim, responder de forma direta às suas necessidades: suas peças e considerações tipológicas correspondem aos materiais utilizados pelas famílias nas áreas precárias de Cuernavaca e com o tipo de casa que constróem.

© Pamela Daryl Hernández​
© Pamela Daryl Hernández​
© Pamela Daryl Hernández​
© Pamela Daryl Hernández​

Além disso, o jogo sintetiza os conhecimentos desenvolvidos por especialistas em outros espaços. Entre eles, está Carlos González Lobo, professor da UNAM. Seus projetos - que muitas vezes incorporam abóbodas pré-fabricadas como as reproduzidas no Armando Casas - se resume ao lema "custo mínimo, espaço máximo".

© Pamela Daryl Hernández​
© Pamela Daryl Hernández​

Armando Casas vem acompanhado de um manual para seu uso. Entre os modelos de residência que aparecem nesse documento, encontra-se um projetado por Paloma Vera e Juan Carlos Cano - cujo trabalho se apresenta também no pavilhão - e outro por Alejandro Aravela, arquiteto chileno e diretor artístico desta edição da Bienal de Veneza.

© Pamela Daryl Hernández​
© Pamela Daryl Hernández​

O trabalho de Rodríguez e Davis responde ao fato de que uma enorme maioria das residências no México é construída sem a participação de arquitetos ou outros especialistas. Armando Casas oferece uma estratégia para atender este atraso com uma longa história no México: os manuais de autoconstrução como instrumentos para difundir os conhecimentos técnicos remontam dos anos trinta do século XX.

© Pamela Daryl Hernández​
© Pamela Daryl Hernández​

Caminho a seguir

Nos últimos meses, s arquitetos Rodríguez e Davis começaram a trabalhar com uma família no projeto e construção de sua casa com a ajuda de Armando Casas. Os arquitetos começaram, também, a trabalhar com David Mora - cujo trabalho também se apresenta no pavilhão - para projetar residências junto a famílias em Chimalhuacán e Iztapalapa.

© Pamela Daryl Hernández​
© Pamela Daryl Hernández​

Os arquitetos receberam o Prêmio da Juventude da Cidade do México pelo projeto Armando Casas. Além disso, apresentaram seu trabalho em diversas universidades e espaços culturais. No último mês de setembro, fizeram parte do foro "Poder Fazer" do Laboratório para cidade. O trabalho de socialização e difusão servirá para criar novas alianças e implementar o jogo e manual em novos espaços.

© Pamela Daryl Hernández​
© Pamela Daryl Hernández​
Sobre este autor
Comité Técnico del Pabellón de México
Autor
Cita: Comité Técnico del Pabellón de México. ""Armando Casas": um jogo educativo que introduz estratégias para a autoconstrução de moradias" [Armando Casas: un juguete educativo que introduce estrategias para la autoconstrucción progresiva de viviendas] 13 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801257/armando-casas-um-jogo-educativo-que-introduz-estrategias-para-a-autoconstrucao-de-moradias> ISSN 0719-8906