O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Dicas de como trabalhar como arquiteto freelancer

Dicas de como trabalhar como arquiteto freelancer

  • 07:00 - 8 Dezembro, 2016
  • por Lidija Grozdanic for Archipreneur.com
Dicas de como trabalhar como arquiteto freelancer
Dicas de como trabalhar como arquiteto freelancer

Trabalhar como arquiteto freelancer pode ser uma boa opção para aqueles que buscam maior autonomia e liberdade em sua rotina de trabalho. Embora existam inconvenientes nesse tipo de trabalho, há estratégias específicas que podem ser empregadas para superar os desafios e incertezas de trilhar um caminho profissional independente. 

A partir do artigo The Pros and Cons of Starting out as a Freelance Architect publicado originalmente pela Archipreneur, reunimos algumas dicas para aqueles que buscam o sucesso como arquiteto freelancer em um mercado de trabalho cada vez mais complexo e competitivo. 

Crie relações e afiliações

Embora existam muitos websites onde você pode encontrar trabalho, a melhor forma de conseguir algum job é a mesma de outros modelos de emprego: através de contatos e relações com outros arquitetos, escritórios e construtoras. Mantenha o contato com ex-colegas de trabalho, afilie-se a associações profissionais e considere trabalhar colaborativamente com outros profissionais em novos projetos. 

Estabeleça um preço

Um dos erros mais comuns entre freelancers é cobrar pouco por seus serviços, o que acaba baixando o valor médio do trabalho de toda a comunidade de freelancers. Estabeleça um contrato que garanta que você seja pago independentemente do andamento do projeto. Projetos de arquitetura podem levar meses para serem concluídos. Se você está oferecendo serviços de projeto, talvez deva considerar receber o pagamento através de uma taxa mensal ou em parcelas. Isso garante que você receba seus honorários mesmo em momentos em que a empresa não precisa de seus serviços específicos ou caso o projeto extrapole o cronograma. 

Proteja seu trabalho

Não disponibilize seus arquivos digitais a ninguém até ser pago pelo serviço e só quebre esta regra se este tópico estiver definido no contrato. Crie versões digitais que permitam apenas a leitura das informações (bloqueados para imprimir ou editar), ou arquivos protegidos por senha. Da mesma forma, respeite a propriedade intelectual de seus clientes. Roubar projetos, violar direitos autorais e usar projetos de outras pessoas como se fossem seus só prejudicará sua jornada independente pelo mercado profissional da arquitetura. 

***

Trabalhar como freelancer não é muito diferente de administrar uma empresa. É preciso experiência, uma boa estratégia de marketing e bons relacionamentos para competir no mercado. Pode ser útil trabalhar em tempo integral em um escritório antes de iniciar a carreira como freelancer. Esta pode ser uma boa oportunidade de aprendizagem e uma forma de reunir contatos. Além disso, se você decidir abrir sua própria empresa após alguns anos como freelancer, a transição ocorrerá muito mais suavemente, já que você conhecerá as semelhanças e diferenças entre estes dois modelos de trabalho. 

Sobre este autor
Lidija Grozdanic for Archipreneur.com
Autor
Cita: Grozdanic, Lidija. "Dicas de como trabalhar como arquiteto freelancer" 08 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800919/dicas-de-como-trabalhar-como-arquiteto-freelancer> ISSN 0719-8906