IKEA recria habitação síria em uma de suas lojas para conscientizar sobre a crise de refugiados

A gigante sueca IKEA está tomando medidas para combater as péssimas condições de vida enfrentadas pelos refugiados sírios.

Em parceria com a Cruz Vermelha da Noruega e com a agência de publicidade POL, a IKEA instalou uma réplica de uma casa de refugiados de Damasco, capital da Síria, em uma de suas lojas localizada em Slependen, Noruega.

IKEA recria habitação síria em uma de suas lojas para conscientizar sobre a crise de refugiados - Mais Imagens+ 3

Com apenas 25 metros quadrados, a estrutura representa a casa real de uma mulher chamada Rana e sua família de mais nove pessoas. Apresentada em contraste os ambientes que servem de mostruário para os produtos da IKEA, as paredes da casa, feitas de blocos de concreto, e o escasso mobiliário destacam a luta diária dos cidadãos sírios.

"Quando tivemos de fugir para esta área em busca de segurança, não tínhamos dinheiro suficiente para alugar um lugar melhor. Não temos dinheiro para comprar colchões e cobertores, ou roupas para as crianças", disse Rana à Cruz Vermelha da Noruega.

via POL
via POL

Os itens dentro da casa apresentam as icônicas etiquetas da IKEA, mas em vez do preço e dimensões, elas contam histórias do cotidiano da família síria assolada pela guerra e escassez de itens básicos como alimentos, água e suprimentos médicos. Mais importante ainda, cada etiqueta também fornece informações sobre como os clientes podem contribuir.

via POL

Enquanto isso, em Londres, o Museu do Design instalou um dos abrigos para refugiados da IKEA, o "Better Shelter", fora da estação de metrô South Kensington, a poucos passos da nova sede do museu dentro de um edifício dos anos 1960 renovado pelo OMA.

A ocasião marcou a primeira exposição pública do Better Shelter no Reino Unido e permaneceu aberta até o dia 24 de novembro, quando o museu foi reinaugurado.

Nomeado para o Prêmio Beazley de Design do Ano 2016 do Design Museum, o Better Shelter foi desenvolvido pela Fundação IKEA em colaboração com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a Unidade de Habitação dos Refugiados em 2013 para oferecer acomodações temporárias de qualidade, substituindo as barracas atualmente utilizadas em campos de refugiados de todo o mundo.

Milhares de estruturas foram desde então implantadas em todo o mundo, servindo como uma solução de longo prazo para habitação e outras funções.

Via TV-aksjonen, Norwegian Red Cross, Design Museum. H/T Bored Panda, Dezeen.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "IKEA recria habitação síria em uma de suas lojas para conscientizar sobre a crise de refugiados" [IKEA Recreates Syrian Home Inside their Store in Efforts to Aid Refugee Crisis] 01 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800428/ikea-recria-habitacao-siria-em-uma-de-suas-lojas-para-conscientizar-sobre-a-crise-de-refugiados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.