10 plugins incríveis para ampliar suas habilidades de modelagem no Sketchup

Após o sucesso da sua sexta edição em 2007, a Sketchup se tornou um dos softwares de modelagem 3D mais utilizados no mundo. Deve-se isso às suas ferramentas intuitivas, uso interdisciplinar dentro da indústria criativa (não apenas para arquitetos) e sua versão gratuita que não cria marcas d'água nos arquivos.

Sua biblioteca aberta ajudou o software a fornecer uma ampla gama de objetos 3D já modelados, ao passo que milhares de usuários desenvolveram seus próprios plugins não só para resolver os problemas de cada versão, mas também para explorar o potencial de suas ferramentas.

Apresentamos a seguir dez plugins compartilhados pela página do Sketchup Tutorials no Facebook usando seus GIFs demonstrativos. Se você não sabe como instalar um plugin do SketchUp, assista a este vídeo explicativo.

Multipe Offsets v4

Criado por Sam D Mitch, este plugin cria múltiplos deslocamentos de superfícies selecionadas em um modelo.

Download aqui

Angular Dimension

Parece tão básico que é surpreendente que isso já não estivesse incluído no Sketchup, mas alguém realmente dedicou tempo para programar um plugin e corrigi-lo. Desenvolvido pelo usuário SLBaumgartner, este plugin permite calcular e desenhar ângulos na superfície de um volume.


Download aqui

Chain Along Path

Criado por 3dalbertsoft, este plugin permite que você crie uma turbina helicoidal selecionando uma curva e uma forma predefinida no SketchUp. Uma janela de diálogo permite escolher vários parâmetros para criar a forma final. É bastante útil para definir costuras, vedações, molas, tensores e cabos, e há um tutorial disponível do YouTube!


Download aqui

LSS Matrix

Criado por Kirill B, o LSS Matrix permite que você crie uma seqüência de componentes simplesmente atualizando o bloco inicial. Como o GIF que acompanha esta descrição demonstra, é possível criar uma escada em espiral, criando um bloco com dois degraus e, em seguida, escolhendo o número de cópias. Assista ao vídeo tutorial no Youtube.


Download aqui

Quad Face Tool

Criado por ThomThom, este plugin resolve uma das principais deficiências do Sketchup: a dificuldade de trabalhar com superfícies quádruplas não planas. Com a Quad Face Tool é possível criar figuras com bordas contínuas como topografias ou, como vemos no GIF que acompanha esta descrição, criar objetos muito mais reais, como este capacete que era originalmente reticulado. Sim, há um tutorial do Youtube!


Download aqui

Location

Em 2012, a Google vendeu o Sketchup para a Trimble Navigation. Embora este caso não seja um plugin, é um bom exemplo da sinergia positiva do Sketchup com a Google: a ferramenta "Localização" permite que você escolha a imagem de satélite do local onde seu projeto será construído, para isso, basta inserir o endereço exato no Google Maps. Em seguida, com um clique, você pode replicar a topografia real desse local. Muito útil.

Sketchy FFD

Criado por CPhillips, este plugin permite criar uma caixa de controle invisível em torno de um objeto. O que isso significa? Trata-se de uma malha definida por uma série de pontos de controle em seus vértices e bordas que permitem manipular as dimensões de um objeto selecionado. O GIF que acompanha esta descrição usa o exemplo de uma malha transformada em uma tigela, ajustando os pontos mais baixos, ou em um vaso, se você ajustar os pontos superiores. Assista ao tutorial aqui.


Download aqui

Components

Criado por Chris Fullmer, este plugin permite replicar um componente em uma superfície. Como em casos anteriores, ao editar o componente base, o restante é atualizado automaticamente. Altamente recomendado para a concepção de fachadas parametrizadas.

Download aqui

Camer Tools

Outro plugin de ThomThom, esta ferramenta oferece uma série de novas câmeras para as animações de seus projetos.


Download aqui

Curviloft

Criado por Fredo6, este plugin gera volumes parametrizados ao selecionar uma série de curvas em um modelo 3D. Uma vez criado, oferece nove diferentes possibilidades, incluindo a possibilidade de redefinir sua espessura final. Muito útil para projetar móveis.


Download aqui

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "10 plugins incríveis para ampliar suas habilidades de modelagem no Sketchup " [Descarga estos 10 útiles plugins de Sketchup (explicados en GIFs)] 29 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800117/10-plugins-incriveis-para-ampliar-suas-habilidades-de-modelagem-no-sketchup> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.