Boeing desenvolve o metal mais leve do mundo

Uma micro-retícula metálica desenvolvida por Boeing e HRL Laboratories acaba de ser considerada, pelo Livro dos Recordes, como o metal mais leve do mundo.

Feito de niquel fósforo, a micro-retícula emula a estrutura celular humana, atingindo uma densidade e área de superfície semelhante ao tecido pulmonar. Tão leve que pode ser equilibrada sobre um dente-de-leão, o material pesa aproximadamente 100 vezes menos do que o isopor.

"O objetivo de alcançar o recorde como metal mais leve foi mostrar a flexibilidade do processo de fabricação", disse Bill Carter, diretor do Laboratório de Sensores e Materiais da HRL. "Com o mesmo processo podemos produzir um material forte e útil que pode ser feito com a densidade de um alumínio, ou bem abaixo da densidade do ar (excluindo o ar interior). Atingir uma densidade em qualquer ponto entre esses dois requer apenas uma pequena mudança no processo de criação, que pode ser feita de forma rápida, relativamente barata e sob medida".

Para construir a micro-retícula, um modelo personalizável de polímero é construído através de um "processo de ondas de fotopolímeros autoformante" e depois é galvanizado com uma camada de níquel-fósforo com uma espessura de aproximadamente 80 nanômetros, cerca de 1.000 vezes mais fino do que a largura de um fio de cabelo humano. O polímero é, então, removido usando um processo químico.

O produto resultante é um material ultrafino e capaz de absorver grandes quantidades de energia em toda a sua estrutura.

O processo de fabricação é rápido e escalável, levando a HRL a antecipar que a micro-retícula poderia ser viável para aplicações como isolamento, dispositivos de troca de calor, conversores catalíticos, asas de avião, capacetes militares, proteção de explosão de veículos e, até mesmo, para desenvolver um pulmão artificial.

Notícia via HRL Laboratories, H/T Interesting Engineering.

Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Boeing desenvolve o metal mais leve do mundo" [Boeing Develops World's Lightest Metal] 16 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/799332/boeing-desenvolve-o-metal-mais-leve-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.