LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança

LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança
Cortesia de LYCS Architecture

O escritório LYCS Architecture divulgou o projeto de Hangzhou NO.2 School of Future Sci-Tech City, uma pré-escola, complexo da escola primária e secundária em Hangzhou, China. O projeto de 44.900 metros quadrados, foi inspirado no desenho de uma escola ideal feito por uma criança - uma pequena cidade cheia de espaços para a escala de crianças e ruas "felizes". O complexo está dividido em 15 volumes, que aumentam gradualmente de tamanho e de escala para acomodar as diferentes faixas etárias dos estudantes.

+ 11

Cortesia de LYCS Architecture

"O planejamento tradicional de uma escola primária e secundária nas cidades chinesas modernas geralmente oferece aos alunos e crianças um ambiente de campus para a escala de adultos, porém em uma fase excessivamente prévia. Tal ambiente não os ajuda enfrentar a alta pressão educativa e social. Frente a estes fenômenos, é responsabilidade dos arquitetos romper subversivamente estas convenções no projeto escolar e oferecer às crianças um espaço em sua própria escala da qual poderão desfrutar e estudar", explica LYCS.

Escadas e caminhos são projetados de forma dinâmica para que ambos ofereçam circulações e espaços singulares, enquanto que os volumes abrigam as áreas comuns para uma variedade de encontros e atividades sociais. Concebida como uma 'mini-sociedade', a escola permitirá aos estudantes "construírem sua própria consciência social através da experiência cotidiana".

Cortesia de LYCS Architecture
Cortesia de LYCS Architecture

O programa consta de 12 salas de aula de pré-escola e 27 de primária e secundária, organizadas em três blocos em forma de U distribuídos de sul a norte ao longo de uma "rua principal". A variação de gabarito cria um horizonte dinâmico, enquanto que os espaços intersticiais entre edifícios oferecem espaços para brincadeiras e pátios com diferentes pavimentos e paisagens. As fachadas dos edifícios variam em cor, material e aberturas, marcando o uso do interior, auxiliando as crianças a identificar facilmente seu lugar e formar um mapa cognitivo do campus.

O edifício de pré-escola, uma estrutura independente de 4 pavimentos, se encontra próximo à avenida principal da cidade, e responde ao seu contexto, oferecendo uma "fachada unificada que coordena a interface urbana".

Cortesia de LYCS Architecture
Cortesia de LYCS Architecture

O espaço na cobertura maximiza as capacidades da estrutura e proporciona atividades como jardinagem e teatro, assim como salas de leitura e zonas de relaxamento. Além disso, os passeios elevados e espaços públicos foram ampliados intencionalmente para conectar os segundos pavimentos de cada um dos edifícios, criando outro nível de atividade pública.

Cortesia de LYCS Architecture

Segundo LYCS, a variedade e exuberância do projeto auxiliará que as crianças se unam e cresçam emocionalmente:

"Aderindo a uma escala muito especial, o projeto deste campus inteiro segue o crescimento e a emoção de seus usuários. A noção de 'história de uma pequena cidade' permitirá que os alunos e crianças desfrutem de seu campus como um conto de fadas."

Cortesia de LYCS Architecture
Cortesia de LYCS Architecture
  • Arquitetos

  • Projeto

    LYCS Architecture
  • Equipe de projeto

    RUAN Hao, CHEN Wenbin, YIN Yong, WU Shiyang, XIA Wei
  • Arquitetos locaiis

    Zhejiang Province Institute of Architecture Design and Research
  • Área

    44.900 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Cortesia de LYCS Architecture

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança" [LYCS Architecture Design School Inspired by A Child's Drawing] 22 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797673/lycs-architecture-projeta-escola-inspirada-no-desenho-de-uma-crianca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.