O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Lacaton & Vassal e UMWELT recebem os Prêmios Carreira e Début Trienal de Lisboa Millennium bcp - The Form of Form

Lacaton & Vassal e UMWELT recebem os Prêmios Carreira e Début Trienal de Lisboa Millennium bcp - The Form of Form

Lacaton & Vassal e UMWELT recebem os Prêmios Carreira e Début Trienal de Lisboa Millennium bcp - The Form of Form
Lacaton & Vassal e UMWELT recebem os Prêmios Carreira e Début Trienal de Lisboa Millennium bcp - The Form of Form, FRAC Dunkerque / Lacaton & Vassal. Image © Philippe Ruault
FRAC Dunkerque / Lacaton & Vassal. Image © Philippe Ruault

Foram anunciados hoje, dia 8 de Outubro, pelas 15h, no Foyer da Sede da Trienal, numa cerimônia incluída no programa inaugural de The Form of Form, os grandes vencedores da edição deste ano dos Prêmios Carreira e Début Trienal de Lisboa Millennium bcp.

No que é já na sua 4ª edição, o Prêmio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp continua a assinalar o compromisso da Trienal e da Fundação Millennium bcp com a promoção da excelência de indivíduos ou ateliês cujo trabalho e ideias tenham influenciado e continuem a ter um efeito profundo na prática e no pensamento atuais da arquitetura. Atribuído com base em critérios de preeminência da sua contribuição para a arquitetura e prática espacial, o vencedor da edição deste ano é o atelier francês Lacaton & Vassal.

Fundado por Anne Lacaton e Jean Philippe Vassal, em Paris, o atelier é reconhecido internacionalmente por um manifesto programa ético de reutilização de meios e estruturas, assim como pelas suas delicadas intervenções de reabilitação. Os seus projetos de referência são o Palais de Tokyo (Paris), Escola de Arquitectura de Nantes e Cité Manifeste (Mulhouse).

Teatro Polivalente / Lacaton & Vassal. Image © Philippe Ruault
Teatro Polivalente / Lacaton & Vassal. Image © Philippe Ruault

O Curador Geral André Tavares afirma que “as obras de Lacaton & Vassal são um exemplo claro de como a inteligência da arquitetura é um bem partilhável que circula pelos quatro cantos do mundo para se materializar em formas construídas. A sua atenção aos programas e aos contextos de atuação tem sempre em conta essa responsabilidade da arquitetura pelo uso, sejam os usos das tecnologias e saberes construtivos disponíveis, sejam os usos que antecedem as construções, sejam os usos que lhes dão sentido e futuro. É uma dupla de arquitetos que já percorreu uma carreira merecedora deste prèmio que, tenho a certeza poderá contribuir para o êxito das suas obras futuras.”

Convidados pela Direção da Trienal, os membros do júri são figuras de destaque nas áreas da prática, curadoria, escrita e crítica de arquitetura, representando alguns dos contextos internacionais mais dinâmicos da disciplina. Foram eles:

  • Andres Lepik (DE), diretor do Architecture Museum da Technische Universität de Munique
  • Bijoy Jain (IND), arquiteto
  • Cecilia Puga (CL), arquiteta
  • Jorge Figueira (PT), crítico e professor
  • Juan Herreros (ES), arquiteto
  • Niall Hobhouse (UK), escritor e curador

A cerimônia de entrega do prêmio decorrerá no dia 15 de Novembro no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, seguindo-se uma conferência levada a cabo por Anne Lacaton e Jean Philippe Vassal.

FRAC Dunkerque / Lacaton & Vassal. Image © Philippe Ruault Faculdade de Arquitetura de Nantes / Lacaton & Vassal. Cortesia de Lacaton & Vassal Faculdade de Arquitetura de Nantes / Lacaton & Vassal. Cortesia de Lacaton & Vassal Teatro Polivalente / Lacaton & Vassal. Image © Philippe Ruault + 11

O galardão do Prêmio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp é uma obra de arte encomendada especialmente para o efeito. O artista José Pedro Croft foi o escolhido para conceber o prêmio desta edição, depois de Pedro Cabrita Reis (2007), Rui Chafes (2010) e Fernanda Fragateiro (2013).

Nas edições anteriores, foram distinguidos os arquitetos italiano Vittorio Gregotti (2007), o português Álvaro Siza Vieira (2010) e o inglês Kenneth Frampton (2013).

O Prémio Début Trienal de Lisboa Millennium bcp, já na 2ª edição, tem por objetivo reconhecer o trabalho e promover a carreira das novas gerações de arquitetos ou ateliês com menos de 35 anos. Depois de uma criteriosa avaliação das mais de 140 candidaturas chegadas de todo o mundo, o júri internacional composto por André Tavares (PT), Fernanda Bárbara (BR), Luís Santiago Baptista (PT), Margarita Jover (ES), Mimi Zieger (US), Tetsuo Kondo (JP) e Tim Abrahams (RU) decidiu atribuir o prêmio ao atelier UMWELT, sediado no Chile.

Edifício Integra / UMWELT. Image © Felipe Fontecilla
Edifício Integra / UMWELT. Image © Felipe Fontecilla

Segundo André Tavares, Curador Geral e membro do júri, “o portfólio de trabalhos já realizados por esta dupla promissora combina obras já construídas com trabalhos de investigação muito relevantes. Não só se encontram laços entre o seu olhar crítico sobre a paisagem e o território, mas também existe uma forte ligação entre o pensamento conceptual e as estratégias de materialização das suas obras, em que o pensamento e o rigor da construção impulsiona a renovação do imaginário formal da arquitetura.”

Edifício Integra / UMWELT. Image © Felipe Fontecilla Edifício Integra / UMWELT. Image © Felipe Fontecilla Central de Transmissões / UMWELT + Juan Manuel Sepúlveda. Image © Felipe Fontecilla Central de Transmissões / UMWELT + Juan Manuel Sepúlveda. Image © Felipe Fontecilla + 11

De modo a contribuir para o crescimento criativo, intelectual e profissional destes profissionais em início de carreira, o vencedor Début Trienal de Lisboa Millennium bcp 2016 receberá um prêmio monetário de 5 000€ sendo também convidado a dar uma conferência durante a semana de encerramento do evento (08-11 Dez 2016). 

Na primeira edição, em 2013, o vencedor foi Bureau Spectacular de Jimenez Lai (EUA). A Fundação Millennium bcp patrocina o Prêmio Carreira desde a sua criação, em 2007, e o Prêmio Début desde 2013.

Cita: Romullo Baratto. "Lacaton & Vassal e UMWELT recebem os Prêmios Carreira e Début Trienal de Lisboa Millennium bcp - The Form of Form" 08 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796947/lacaton-and-vassal-e-umwelt-vencem-os-premios-carreira-e-debut-trienal-de-lisboa-millennium-bcp-the-form-of-form> ISSN 0719-8906