As Piscinas de Marés de Leça da Palmeira, de Álvaro Siza Vieira, completam 50 anos

Para comemorar os 50 anos da obra das Piscinas de Marés de Leça da Palmeira, o fotógrafo Fernando Guerra compartilhou conosco uma interessante sessão de fotos do projeto.

O jovem Álvaro Siza Vieira, então com 26 anos, foi chamado para realizar um projeto de piscinas de águas salgadas na orla de Leça da Palmeira, em Matosinhos. O complexo, concluído em 1966, consiste em vestiários, um café e duas piscinas- uma para adultos e outra para crianças - e tornou-se um dos seus mais reconhecidos projetos, classificado como Monumento Nacional de Portugal em 2011.

Veja as fotos e saiba mais sobre o projeto a seguir.

© Fernando Guerra | FG+SG

O projeto toma partido das depressões naturais do terreno rochoso para implantar os tanques de água salgada. As piscinas chegam ao oceano e misturam-se às outras formações naturais presentes ao longo da costa de Matosinhos. Os volumes integram-se à paisagem, escondendo-a e enquadrando-a em alguns momentos, mas demarcando claramente a intervenção humana sobre o sítio natural. Siza trabalha com uma contraposição proposital entre a organicidade das pedras e a geometria acentuada da arquitetura.

© Fernando Guerra | FG+SG

A edificação é disposta paralelamente à via, abaixo do nível da mesma, deixando o horizonte completamente livre a partir da estrada. Os programas são acessados através de uma rampa suave, que obscurece paulatinamente as vistas do tráfego e do oceano. Essa transição entre a estrada e o mar é marcada como uma experiência sensorial - durante o trajeto o oceano torna-se apenas audível. Ao sair dos vestiários, entra-se em uma série de plataformas e a água torna-se novamente a vista dominante, com as piscinas aparecendo entre o vasto oceano e o complexo. Conformada por baixas paredes de concreto, formações rochosas naturais estão espalhadas ao longo das bordas das piscinas, que confundem-se com o horizonte do oceano. Essa indefinição intencional confunde a compreensão real do limite criado e aumenta visualmente a extensão do espaço. 

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

O complexo foi construído em concreto, com as formas de tábuas horizontais de madeira evidenciadas na concretagem. O tom do concreto utilizado é suavemente mais claro do que as rochas no terreno, evidenciando a ação do homem sobre o ambiente natural. As coberturas são feitas em madeira, revestidas com chapas de cobre, sobre telas asfálticas.

Clássicos da Arquitetura: Leça Swimming Pools / Alvaro Siza

Lançamento do livro "Piscina na Praia de Leça - A Pool On The Beach"

Os 50 anos do edifício estão sendo comemorados com uma recuperação, com intervenções simples no edifício - que permanece em uso. Além disso, lançou-se o livro “Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach”, com desenhos, fotografias, memórias, além de textos do próprio Siza e de outros autores.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "As Piscinas de Marés de Leça da Palmeira, de Álvaro Siza Vieira, completam 50 anos" 29 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796349/as-piscinas-de-mares-de-leca-da-palmeira-de-alvaro-siza-vieira-completam-50-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.