Lançamento do livro “Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach”

Lançamento do livro “Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach”

Era para ser um simples tanque de água salgada, mas o génio de Álvaro Siza Vieira transformou-o numa obra fundamental da arquitetura portuguesa. Classificada como Monumento Nacional desde 2011, a Piscina das Marés de Leça da Palmeira é agora objeto de um livro inteiro, o segundo da coleção Single da editora A+A Books, que será lançado no dia 22 de setembro, pelas 18 horas, à borda do espelho de água onde Siza aprisionou o mar.

A apresentação do livro “Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach”, que tem o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e da Casa da Arquitectura: Centro Português de Arquitectura, terá a presença de Álvaro Siza Vieira.

“Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach” conta com uma extensa apresentação de memórias descritivas, desenhos e fotografias, incluindo um escrito de Álvaro Siza Vieira, um texto histórico-crítico de Michel Toussaint e uma análise de João Gomes da Silva sobre a intervenção na paisagem. Com fotografias de Nuno Cera, o livro traz ainda uma análise ao percurso dos banhistas a cargo de Pedro Vieira de Almeida, bem como testemunhos dos arquitetos Diogo Seixas Lopes e Manuel Aires Mateus, e um filme de Luís Urbano.

Unanimemente destacada pela importância que adquiriu no percurso criativo do então jovem arquiteto matosinhense, a Piscina das Marés, inaugurada em 1966 e propriedade da Câmara Municipal de Matosinhos, dá corpo a uma abordagem que sublinha a relação entre o artificial e o natural. O livro, refira-se, tem edição bilingue.

Cada livro da coleção Single da A+A Books é dedicado a uma só obra de arquitetura, procurando analisá-la numa perspetiva histórica e crítica, sustentada por especialista e pelo olhar de um artista. O primeiro volume da coleção, lançado em 2014, tratou o Bloco das Águas Livres, da autoria dos Arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Bartolomeu Costa Cabral, tendo sido selecionado para o catálogo da representação portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 2014.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro “Piscina na Praia de Leça – A Pool On The Beach”" 19 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795576/lancamento-do-livro-piscina-na-praia-de-leca-nil-a-pool-on-the-beach> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.