Material em Foco: Casa de Meia Encosta por Denis Joelsons + Gabriela Baraúna Uchida

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde pedimos aos arquitetos que nos contem sobre o processo e o de pensamento por trás de suas escolhas de materiais e definem os passos necessários para a construção de suas edificações.

A Casa de Meia Encosta foi projetada pelos arquitetos Denis Joelsons e Gabriela Baraúna Uchida, a edificação se situa nos arredores da cidade de São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo. E um dos desafios enfrentados foi a declividade acentuada do terreno, que já possuía um pequeno terrapleno, remanescente de uma construção antiga. Nós conversamos com o arquiteto Denis Joelsons para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios dos projetos.

Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?

DJ: Alvenaria de bloco cerâmico e estrutura de madeira.

© Pedro Kok

Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estavam escolhendo os materiais empregados no projeto?

DJ: Esse tipo de decisão passa por um crivo técnico, que tem a ver com o terreno, com o que está disponível na região e com aquilo que a mão de obra sabe trabalhar bem. Contudo, existe também uma afinidade com a tectônica dos projetos das Usonian Houses de Frank Lloyd Wright e com o despojamento das casas de Glenn Murcutt.

© Pedro Kok

Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.

DJ: A ideia de fazer uma grande cobertura sustentada por uma estrutura de madeira muito leve guiou parte do desenho, que prescinde de lajes elevadas do solo.

© Pedro Kok

Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?

DJ: Foi uma solução econômica e ágil. Dentro das capacidades da mão de obra local.

© Pedro Kok

A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?

DJ: A disposição de todos os materiais à vista, sem revestimentos, impõe um rigor na modulação de todo o projeto. Como as instalações ocupam os alvéolos dos blocos cerâmicos, tudo devia estar perfeitamente planejado antes do assentamento da primeira fiada. Conciliar a modulação de diferentes peças, como as placas da telha metálica, os blocos cerâmicos e a lajota pré-fabricada (que cobre os banheiros) foi um desafio importante do projeto.

© Pedro Kok

Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto? 

DJ: Sim, cogitou-se a utilização de blocos de concreto pintados, ou de alvenaria de pedra para o arrimo. O bloco cerâmico nos pareceu a opção mais adequada. O desenho de cobertura projetado só seria possível com telhas metálicas.

© Pedro Kok

Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?

DJ: Os construtores foram contratados primeiro, e em conversas com a equipe que executaria a obra vimos o que seria viável e o que não. Fornecedores de materiais indisponíveis no local foram pesquisados pela internet e através de indicações de colegas.

Veja aqui o projeto completo:

Casa de Meia Encosta / Denis Joelsons + Gabriela Baraúna Uchida

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Material em Foco: Casa de Meia Encosta por Denis Joelsons + Gabriela Baraúna Uchida" 30 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795854/material-em-foco-casa-de-meia-encosta-por-denis-joelsons-plus-gabriela-barauna-uchida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.