O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Intervenções temporárias no Rio de Janeiro ganham cartografia detalhada

Intervenções temporárias no Rio de Janeiro ganham cartografia detalhada

Intervenções temporárias no Rio de Janeiro ganham cartografia detalhada
Intervenções temporárias no Rio de Janeiro ganham cartografia detalhada, Cortesia de LabIT
Cortesia de LabIT

Está no ar o site “Intervenções temporárias no Rio de Janeiro”, elaborado pelo Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT), do PROURB-FAU/UFRJ. Este é um projeto 100% acadêmico que disponibiliza o mapeamento de intervenções temporárias na cidade do Rio de Janeiro, permitindo que qualquer pessoa possa pesquisar, manter-se informada e indicar novas intervenções que estejam acontecendo ou que já tenham ocorrido na cidade.

O objetivo do site, que tambem está disponível em inglês e espanhol, é aprofundar as relações entre as intervenções temporárias e os espaços coletivos da cidade, construindo uma cartografia do temporário disponível de forma interativa, oferecendo infinitos tipos de busca e permitindo entender quais espaços da cidade são apropriados e de que forma, possibilitando aproximações e comparações entre eles.

Abordando a “intervenção” como “interferência” - transformação intencional que visa influir sobre o desenvolvimento de determinado espaço - intervenções temporárias são as pequenas ações efêmeras e contestatórias realizadas no espaço urbano que rompem com a escrita contínua do cotidiano. Para construir a cartografia, o LabIT trabalha na identificação, fichamento, interpretação e mapeamento dessas intervenções, dentro das seguintes tipologias: apropriações espontâneas, intervenções de arte pública e festas locais. O grupo defende que a partir da identificação dos lugares onde a cidade se modifica, motivada pela transformação temporária do espaço público, é possível repensar os espaços coletivos contemporâneos para que sejam mais amáveis e significativos para os usuários.

A informação do site pode ser visualizada na forma “mapa” ou “lista”. No modo “mapa”, cada pin equivale a uma intervenção e apresenta seus dados resumidos. A “lista” mostra as intervenções em ordem alfabética ou cronológica. Caso o visitante deseje informações mais detalhadas, basta clicar no “saiba mais” para ser direcionado às abas relativas a cada intervenção.

Navegação através dos botões de tipologias . Image Cortesia de LabIT Menu com formulário para indicação de intervenções. Image Cortesia de LabIT Busca refinada. Image Cortesia de LabIT Modo MAPA - Pin localizando a intervenção e contendo informações básicas. Image Cortesia de LabIT + 7

O sistema de busca oferece diversas alternativas de navegação ao visitante, que pode visualizar as três tipologias isoladamente, pode alimentar a caixa de busca com qualquer termo para que o mecanismo pesquise em todo o conteúdo cadastrado, ou pode refinar a pesquisa por categorias relacionadas às intervenções, como atores, duração, frequência, local, data, entre outros agrupamentos. Em todos os casos, o mecanismo deixará visível somente as intervenções filtradas, permitindo infinitos cruzamentos.

Modo LISTA. Image Cortesia de LabIT
Modo LISTA. Image Cortesia de LabIT

Vale ressaltar o caráter colaborativo do projeto, que permite que o visitante contribua enviando indicações de intervenções, que serão posteriormente pesquisadas, analisadas e mapeadas, de forma a ampliar a cobertura da cidade do Rio de Janeiro com a ajuda de seus próprios cidadãos atuantes. É importante destacar o caráter multiplicador da plataforma, capaz de inspirar e incentivar outras intervenções de mesma natureza sobre a paisagem carioca.

Sobre o LabIT

O Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT) surgiu de uma iniciativa interdisciplinar entre pesquisadoras de diferentes instituições do Rio de Janeiro: Adriana Sansão Fontes, do PROURB-FAU/UFRJ (Programa de Pós Graduação em Urbanismo-FAU/UFRJ), Aline Couri, da EBA/UFRJ (Escola de Belas Artes/UFRJ) e Joy Till, do DAD-PUC-Rio (Departamento de Artes e Design da PUC-Rio). Além da cartografia do temporário, o LabIT busca executar intervenções concretas que possam ativar espaços esquecidos ou subutilizados da cidade, contribuindo para transformações mais duradouras. Essas são desenvolvidas a partir de oficinas com estudantes de graduação e pós-graduação de cursos das instituições envolvidas, conjugando as disciplinas da arquitetura e urbanismo, artes plásticas e design.

Ficha detalhada da intervenção. Image Cortesia de LabIT
Ficha detalhada da intervenção. Image Cortesia de LabIT

O projeto, que tem apoio da FAPERJ e do CNPq, surgiu como desdobramento da pesquisa do livro “Intervenções temporárias, marcas permanentes. Apropriações, arte e festa na cidade contemporânea”, de autoria de Adriana Sansão Fontes, publicado pela Casa da Palavra em 2013.

Explore as informações reunidas na página e conheça mais sobre intervenções temporárias no Rio de Janeiro.

Sobre este autor
Gabriel Pedrotti
Autor
Cita: Gabriel Pedrotti. "Intervenções temporárias no Rio de Janeiro ganham cartografia detalhada" 20 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795563/intervencoes-temporarias-no-rio-de-janeiro-ganham-cartografia-detalhada> ISSN 0719-8906