Georges Batzios Architects propõe centro cultural revestido de palha

A proposta de George Batzios Architects para o Centro Cultural Konaki Averof na Grécia apresenta um enfoque sustentável para revigorar um local histórico. O projeto combina elementos da arquitetura e da agricultura para reparar uma estrutura existente com referência nas planícies de Tesalia. A nova arquitetura recria os revestimentos de palha, regenerando o "ambiente dourado" que caracterizou a região no século XIX.

A estrutura se dispersa entre as ruínas dos edifícios na planície de Tesalia, uma extensa área que outrora funcionou como o armazém do território grego. Georges Batzios sugere que a arquitetura histórica não pode ser simplesmente reinterpretada como uma cópia, já que a paisagem evoluiu e a arquitetura original já não é mais funcional. A vida urbana que existia anteriormente foi substituída pela crescente urbanização da cidade de Larissa, e a vitalidade das estruturas existentes se enfraqueceu.

Cortesia de Georges Batzios Architects

Os arquitetos propõe que as características únicas de Konaki Averof se reforcem mediante a combinação das qualidades antigas e as novas tecnologias de construção. O contexto e o novo se relacionam predominantemente através da materialidade, permitindo a readequação do edifício para revitalizar "o lugar, não apenas o artefato".

Cortesia de Georges Batzios Architects

Tesalia produzia tradicionalmente plantações de trigo, o que se traduz diretamente no material principal do edifício: a palha. A palha exposta é comprimida e forma toda a pele exterior do edifício. Esta técnica de construção, desenvolvida no norte da Europa, é utilizada pela primeira vez aqui. A capacidade de isolamento do material permite reduzir 95% das necessidades energéticas do edifício, criando um ambiente térmico passivo. Visualmente, apresenta um brilho dourado, restabelecendo a perda de cor e textura das planícies.

Cortesia de Georges Batzios Architects

A área principal do edifício contém dois níveis; o térreo, que abriga as áreas funcionais do edifício, e o ático, que se converte em "zona social". Os dois foram pensados de formas completamente diferentes, o primeiro em uma clara segregação dos elementos programáticos, e o segundo em um espaço público aberto, que pode ser utilizado livremente.

Cortesia de Georges Batzios Architects

O projeto foi desenvolvido como resposta ao concurso Konaki Averof Cultural Center, em que Georges Batzios recebeu o segundo lugar.

Notícia via Georges Batzios Architects

  • Arquitetos

  • Localização

    Tesalia, Grécia
  • Área

    1200.0 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    Cortesia de Georges Batzios Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Crockett, Lauren. "Georges Batzios Architects propõe centro cultural revestido de palha" [Georges Batzios Architects Propose Cultural Center Made Entirely of Straw ] 08 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794823/georges-batzios-architects-propoe-centro-cultural-revestido-de-palha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.