O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Georges Batzios Architects propõe centro cultural revestido de palha

Georges Batzios Architects propõe centro cultural revestido de palha

Georges Batzios Architects propõe centro cultural revestido de palha
Georges Batzios Architects propõe centro cultural revestido de palha, Cortesia de Georges Batzios Architects
Cortesia de Georges Batzios Architects

A proposta de George Batzios Architects para o Centro Cultural Konaki Averof na Grécia apresenta um enfoque sustentável para revigorar um local histórico. O projeto combina elementos da arquitetura e da agricultura para reparar uma estrutura existente com referência nas planícies de Tesalia. A nova arquitetura recria os revestimentos de palha, regenerando o "ambiente dourado" que caracterizou a região no século XIX.

A estrutura se dispersa entre as ruínas dos edifícios na planície de Tesalia, uma extensa área que outrora funcionou como o armazém do território grego. Georges Batzios sugere que a arquitetura histórica não pode ser simplesmente reinterpretada como uma cópia, já que a paisagem evoluiu e a arquitetura original já não é mais funcional. A vida urbana que existia anteriormente foi substituída pela crescente urbanização da cidade de Larissa, e a vitalidade das estruturas existentes se enfraqueceu.

Cortesia de Georges Batzios Architects
Cortesia de Georges Batzios Architects

Os arquitetos propõe que as características únicas de Konaki Averof se reforcem mediante a combinação das qualidades antigas e as novas tecnologias de construção. O contexto e o novo se relacionam predominantemente através da materialidade, permitindo a readequação do edifício para revitalizar "o lugar, não apenas o artefato".

Cortesia de Georges Batzios Architects
Cortesia de Georges Batzios Architects

Tesalia produzia tradicionalmente plantações de trigo, o que se traduz diretamente no material principal do edifício: a palha. A palha exposta é comprimida e forma toda a pele exterior do edifício. Esta técnica de construção, desenvolvida no norte da Europa, é utilizada pela primeira vez aqui. A capacidade de isolamento do material permite reduzir 95% das necessidades energéticas do edifício, criando um ambiente térmico passivo. Visualmente, apresenta um brilho dourado, restabelecendo a perda de cor e textura das planícies.

Cortesia de Georges Batzios Architects
Cortesia de Georges Batzios Architects

A área principal do edifício contém dois níveis; o térreo, que abriga as áreas funcionais do edifício, e o ático, que se converte em "zona social". Os dois foram pensados de formas completamente diferentes, o primeiro em uma clara segregação dos elementos programáticos, e o segundo em um espaço público aberto, que pode ser utilizado livremente.

Cortesia de Georges Batzios Architects
Cortesia de Georges Batzios Architects

O projeto foi desenvolvido como resposta ao concurso Konaki Averof Cultural Center, em que Georges Batzios recebeu o segundo lugar.

Notícia via Georges Batzios Architects

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Georges Batzios Architects
Escritório
Cita: Crockett, Lauren. "Georges Batzios Architects propõe centro cultural revestido de palha" [Georges Batzios Architects Propose Cultural Center Made Entirely of Straw ] 08 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794823/georges-batzios-architects-propoe-centro-cultural-revestido-de-palha> ISSN 0719-8906