O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. IPHAN lança livro sobre azulejos que constroem a narrativa histórica e cultural da cidade de Belém

IPHAN lança livro sobre azulejos que constroem a narrativa histórica e cultural da cidade de Belém

IPHAN lança livro sobre azulejos que constroem a narrativa histórica e cultural da cidade de Belém
IPHAN lança livro sobre azulejos que constroem a narrativa histórica e cultural da cidade de Belém, Belém do Pará. Image via http://turismo.ig.com.br/
Belém do Pará. Image via http://turismo.ig.com.br/

Uma das cidades do mundo com maior riqueza de azulejaria, Belém (PA) deslumbra o visitante com a variedade de cores, desenhos, texturas e tamanhos dos seculares azulejos que constroem a narrativa histórica e cultural da cidade. No intuito de promover a beleza e a diversidade dessas peças que decoram as fachadas das edificações belenenses, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan) lança na capital paraense o livro Azulejaria em Belém do Pará – Inventário – Arquitetura civil e religiosa – Século XVII ao XX.

O evento ocorrerá amanhã, 1º de setembro, com a palestra Azulejos de Belém às 16h00 seguida com o lançamento às 18h30, no anexo da Superintendência do IPHAN-PA, e terá participação da presidente do IPHAN, Kátia Bogéa.

Azulejaria de Belém do Pará

Inspirado no inventário da Azulejaria de Belém do Pará, o livro, publicado em comemoração aos 400 anos da fundação de Belém, é a súmula do banco de dados sobre o tema levantado por três gerações de servidores e profissionais do patrimônio cultural, sob a influência e orientação dos seus idealizadores e pioneiros, os arquitetos Pedro e Dora Alcântara, em 1971.

De autoria de Dora Alcântara, Stella Regina Soares de Brito e Thaís Alessandra Bastos Caminha Sanjad, a obra permite uma visão de conjunto sobre a evolução da azulejaria em Belém, fortalecendo “a convicção de que o azulejo, uma das heranças dos colonizadores portugueses, marca as etapas da história do Brasil em diferentes pontos de seu extenso território. E que com sua linguagem colorida, feito de barro esmaltado, tornou-se um documento digno do nosso apreço”, como destaca Dora Alcântara.

via http://turismo.ig.com.br/
via http://turismo.ig.com.br/

Elaborado a partir da identificação de técnica de decoração dos azulejos, o livro também traz planilhas com tipologias dos padrões e guarnições, revelando a diversidade e padrões da azulejaria da cidade.

Para adquirir o livro, entre em contato no e-mail publicacoes@iphan.gov.br. O livro também será comercializado no local de lançamento, com pagamento em dinheiro.

Via Casa do Patrimônio PA.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "IPHAN lança livro sobre azulejos que constroem a narrativa histórica e cultural da cidade de Belém" 31 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794403/iphan-lanca-livro-sobre-azulejos-que-constroem-a-narrativa-historica-e-cultural-da-cidade-de-belem> ISSN 0719-8906